Feito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, também chamada tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi, etransmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó, (da família dos Reduvídeos (Reduviidae), pertencentes aos gênerosTriatoma, Rhodnius e Panstrongylus.
Sinais e sintomas
A doença tem uma fase aguda, de curta duração, que em alguns doentes progride para uma fase crônica. Dentre os sintomaspossíveis na fase aguda estão:
Febre;
Mal-estar;
inflamação e dor nos gânglios linfáticos;
Vermelhidão;
Sinal de Romaña (inchaço nos olhos);
aumento do fígado e do baçoe;
Problemas cardíacos.
Formas do contagio:
Transfusão de sangue
Transmissão vertical :
O parasita pode ser transmitido tanto por via placentária quanto pelo leite materno.Açaí e cana de açúcar:
Há ainda casos recentes no Pará que podem estar ligados ao consumo de açaí, estão sendo pesquisados para comprovar essa ligação, pois a fruta pode sertirada junto com o inseto transmissor.
Relações sexuais :
A relação sexual é uma forma de transmissão nunca comprovada na espécie humana
Prevenção :Ainda não há vacina para aprevenção da doença. A prevenção está centrada no combate ao vetor, o barbeiro, principalmente através da melhoria das moradias rurais a fim de impedir que lhe sirvam de abrigo.Tratamento
Medicamentos
Na fase inicial aguda, a administração de fármacos como nifurtimox, alopurinol e Benzonidazol curam completamente ou diminuem a probabilidade decronicidade em mais de 80% dos casos. A fase crônica é incurável, já que os danos em órgãos como o coração e o sistema nervoso são irreversíveis. Tratamento paliativo pode ser usado.
tracking img