Feira profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Feira Profissional
Introdução:
"As feiras são uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para a promoção de produtos/serviços, para a ampliação da carteira de clientes e para uma exposição direta junto de compradores e fornecedores. Assim, ao participar numa feira, é certo que nesse mesmo espaço vão estar reunidos empresários, profissionais e clientes de uma determinada área."Participar de feiras e eventos é uma boa maneira de promover a marca no mercado, fazer vendas diretas ou ainda captar pedidos para faturamento e entrega posterior. Os empreendedores podem se aproximar de potenciais clientes ou parceiros e/ou fortalecer o relacionamento com os já existentes.
Não é, portanto, apenas um lugar de promoção e vendas. É muito mais do que isso. Uma feira profissional serve,entre outras, para as seguintes finalidades:

* Descobrir novos mercados;
* Conhecer a concorrência;
* Verificar se há condições de exportação;
* Trocar experiências;
* Iniciar acordos de cooperação e alianças estratégicas;
* Organizar os canais de distribuição;
* Avaliar a competitividade da empresa;
* Descobrir novos clientes;
* Avaliar as políticas de preço, dedesconto e de formas de pagamento;
* Fazer o lançamento de novos produtos;
* Apresentar inovações;
* Informar sobre a utilidade e formas de utilização dos produtos;
* Fazer demonstrações educativas;
* Conseguir representantes;
* Treinar o pessoal de vendas;
* Auxiliar no planejamento estratégico;
* Vender produtos.
É claro que quando se tratam de feirasprofissionais, seus organizadores podem ser também promotores, que podem vir a contratar empresas organizadoras, que por sua vez podem contratar empresas montadoras. Podem-se observar algumas das mais diversas relações entre empresas promotoras, organizadoras e montadoras. São eles:
* A promotora e a organizadora são a mesma pessoa – é o caso onde a organização, a promoção, a divulgação e acomercialização são feitas pela mesma organização ou empresa. Os demais serviços, bem como a montagem e a decoração, podem ser subcontratados ou terceirizados;
* A promotora e a organizadora são pessoas distintas – é o caso onde a promotora delega a uma empresa organizadora a organização em si, a coordenação, a comercialização e a montagem, mas recebe pela cessão dos direitos de exploração da feira e aindaparticipa dos resultados financeiros, fruto da comercialização de outros serviços;
* A promotora, a organizadora e a montadora são a mesma pessoa – esse modelo já foi muito utilizado no início das atividades de promoção de feiras e exposições no Brasil. Hoje, os promotores de feiras profissionais valem-se dos serviços de outras empresas, organizadoras, montadoras e terceirizadas, atendo-se àpromoção e, às vezes, à comercialização;
* A promotora é uma, mas a organizadora e a montadora são a mesma pessoa – esse modelo é bastante comum, principalmente em cidades do interior onde há poucas empresas dedicadas à organização de feiras.
Qualquer feira tem o objetivo claro de atingir as expectativas e metas proposta do evento onde as empresas expositoras divulgam seus produtos com aintensão de alavancar suas vendas e promover seu nome no mercado.

Planejamento da feira
Organizar e promover uma feira começa com uma boa ideia, estrutura-se com o planejamento e só termina quando o local do evento estiver totalmente vazio, e os compromissos financeiros, todos pagos.
Orçamento
Os itens de despesas são fundamentais para a correta elaboração do orçamento da feira e, por conseguinte,da aferição dos gastos orçados e realizados.

Cronograma
O planejamento e o orçamento de uma feira remetem seus organizadores à elaboração de um cronograma de atividades, distribuídas no tempo, com os nomes dos responsáveis e os prazos de execução.

Proposta e nome da feira
O público visitante ou expositor deve poder depreender o tipo de feira, e o que vai lá encontrar, a partir do nome...
tracking img