Feira de mercadologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMANA DE MERCADOLOGIA

FEIRA DE MERCADOLOGIA

OBJETIVO
2012/2
SEMANA DE MERCADOLOGIA

FEIRA DE MERCADOLOGIA

20 Período
2012/2

Sumário

1. Introdução
2. Oportunidade
2.1. O início das empresas
2.2. O crescimento das empresas e as estratégias genéricas
3. Marketing estratégico
3.1. Consumidor
3.1.1. Comportamento doconsumidor e decisão de compra
3.1.2. Representação social sobre alimentação saudável
3.1.3. Considerações

3.2. Mercado
3.3. Produto
3.4. Preço
3.5. Praça
3.6. Promoção
3.7. Pesquisa de mercado
3.8. Conclusão final
3.9. Bibliografia

1) INTRODUÇÃO

Nome da empresa: Molhos Comilão Condimentos e Especiarias Ltda.
Nome do Produto: COMILÃO MOLHO ESPECIAL
Slogan – “O SEU PALADARNÃO PODE FICAR SEM ELE”

2) OPORTUNIDADE

O Mercado de molhos específicos para acompanhamentos em geral, não vem sendo bem explorado devida a falta de cultura na utilização de acompanhamentos ao nosso tão amado churrasco á gaucha (somente com sal grosso).
O Molho Comilão, uma empresa cujo princípio, meio e fim estão na indústria de condimentos e especiarias. Estima atingir inicialmente 5%do mercado Goiano de molhos e condimentos. De sua fabrica, numa área total de 1.000 m² nascem 100% da produção dos molhos e condimentos. Estima-se um faturamento anual em torno de R$ 600.000,00 (Seiscentos Mil Reais). Empresa nacional que inicia suas atividades buscando seu posicionamento como líder na indústria da molhos e condimentos.

2.1 ) O INÍCIO DAS EMPRESAS

A história daMolhos Comilão Condimentos e Especiarias confunde-se com a história da vida de seus fundadores , o empresário Fabrício do Couto, brasileiro, filho de Goianos com descendência italiana, que trouxe, para Goiás, a receita tradicional da família, juntamente com seus sócios Silvia Alves, Eliseu Gontijo, Fernando Ávila e Roberto Camargo, todos empresários do ramo alimentício, se uniram para a criação daComilão Molhos e Condimentos. No mercado municipal de Goiânia, seu avô plantou a semente da idéia atual.

Na venda de condimentos, as margens são grandes, a concorrência grande, o poder de negociação dos compradores suplanta normalmente as forças da empresa para ditar o preço do produto.

Logo, a Molhos Comilão Condimentos e Especiarias, percebeu que precisava melhorar seu poder de barganhajunto aos seus fornecedores. Assim sendo, adquiriu primeira chácara. Com a produção de suas próprias matérias primas conseguiu equilibrar sua força de negociação com a força de seus fornecedores, pois não dependia exclusivamente da compra de condimentos para revenda, agora irá possuir produção própria e uma real arma para negociar com seus fornecedores.

Nota-se, claramente, a busca do que sechama de "vantagem competitiva" por parte de Molhos Comilão, para posicionar-se no mercado agressivo da compra e venda de molhos e condimentos.

2.2 ) O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS E AS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS

Acreditando fortemente na expansão da sua parcela de mercado interno e externo, capacidade de produção e verticalização da empresa, a Molhos Comilão irá imprimir forte crescimento a suaempresa no ano de 2013. Irá adquiriu novas chácaras para maior produção própria, para formação de estoque de condimentos concentrado e conseqüentemente, interferir no controle de preços regionais. Precisava adaptar-se as novas tendências, visto que seu principal concorrente regional, a ARISCO, um ano antes já havia adquirido a maior fatia do mercado nacional.

Para conquistar parte do mercadonacional de consumo de condimentos e molhos, a ARISCO, adquiriu fábricas de concorrentes de peso, a QUERO, divisão de molhos, fabrica na cidade de Nerópolis. Dando seqüência a sua estratégia de alcançar a liderança nacional da indústria de molhos e condimentos. A Molhos Comilão adquiriu aproximadamente 1500 hectares de terras na cidade de Goianira para plantio e produção da suas fundamentais...
tracking img