feira de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Colégio Municipal Tenente General Gaspar de Godói Colaço



Língua portuguesa


Pesquisa sobre a obra: Memória de um sargento de milícias
Autor: Manoel Antonio Almeida






Nome: Yasmin Rodrigues De Castro Silveira
N°38
1º branco
Prof° Ciliane







Santanade Parnaíba
2013
Índice:
Apresentação... 1
Biografia do autor... 2
Introdução... 3
Escola literária que pertence a obra... 4
Características da obra... 4
Analise psicológica/físicados personagens... 4
Analise dos lugares/épocas onde se passam as ações... 5
Linguagem utilizada... 5
Conclusão... 6
Bibliografia... 7
















Apresentação:
Esse trabalho de pesquisa vai falar sobre a obra memória de um sargento demilícias escrita pelo autor Manuel Antonio de Almeida,que retrata as aventuras de Leonardinho,filho ilegítimo de dois Portugueses.
Esse trabalho também vai mostrar a biografia do autor Manuel Antonio de Almeida e sobre a escola literária que pertence a obra.1
Biografia do autor:
Filho do tenente Antônio de Almeida e de Josefina Maria de Almeida.Seu pai morreu quando Manuel Antônio tinha onze anos de idade. Concluiu a Faculdade de Medicina em 1855, mas nunca exerceu a profissão. Dificuldades financeiras o levaram ao jornalismo e às letras.
Foi redator do jornal Correio Mercantil, para o qual escrevia um suplemento, A Pacotilha. Neste suplemento publicou nas paginas dos folhetins sua única obra em prosa de fôlego, anovela Memórias de um Sargento de Milícias, de 1852 a 1853, em capítulos.
Pertenceu à primeira sociedade carnavalesca do Rio de Janeiro, o Congresso das Sumidades Carnavalescas, fundado em 1855.
Foi professor do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.
Em 1858, foi nomeado diretor da Tipografia Nacional. Lá, conheceu o jovem aprendiz de tipógrafo Machado de Assis.
Procurouiniciar a carreira na política. Quando ia fazer as primeiras consultas entre os eleitores, morreu no naufrágio do navio Hermes, em 1861, na costa fluminense.















2Introdução
A obra conta as aventuras de ou Leonardinho, filho ilegítimo dos portugueses Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça. Como os pais não desejassem criá-lo, Leonardo fica por con­ta de seu padrinho (barbeiro) e de sua madrinha (parteira), após a separação dos seus pais.
Sempre metido em travessuras, desde cedo Leonardo mostra-se umgrande malandro. Já adolescente, apaixona-se por Luisinha, mas põe o romance a perder quando se envolve com a mulata Vidinha. Luisinha decide, então, casar-se com outro.
Tempos depois, Leonardo é preso pelo Major Vidigal, enfrenta diversos problemas, mas acaba sargento de milícias. Quando da viuvez de Luisinha, reaproxima-se da moça. Os dois casam-se e Leonardo é reabilitado....