FEIJÃO-DE-PORCO (Canavalia ensiformis)

1232 palavras 5 páginas
FEIJÃO-DE-PORCO (Canavalia ensiformis)
A adubação verde com leguminosas no sistema de produção orgânico é fundamental para o aporte de nitrogênio das culturas. Isso ocorre, pois essa classe de vegetais apresenta um sistema radicular profundo e ramificado, o que lhes permite maior extração e, por consequência, reciclagem de outros nutrientes, aumentando
,assim, o aproveitamento dos fertilizantes aplicados, os quais normalmente contém baixo teor de nitrogênio (Perin, 2006).
O Feijão-de-porco é uma das leguminosas mais utilizadas como adubo verde.
Isso se dá pelo fato desta espécie ser uma das mais propícias para o cultivo consorciado devido suas características morfológicas e fisiológicas. Possui ampla adaptação à condição de luz difusa, o que permite sombreamento parcial pela cultura principal, além de rápido crescimento inicial, o que dificulta o estabelecimento de espécies invasoras através do seu sombreamento (Heinrichs et al., 2002).
Ainda, o valor principal do feijão-de-porco se dá pelo fato de possuir uma grande rusticidade e adaptação aos solos de baixa fertilidade, com a propriedade de imediatamente enriquecê-los (EMBRAPA (Rodrigues), 2004) o que é fundamental para uma planta utilizada como adubo verde.
Ao ser utilizado como cultura intercalar em rotação com milho e feijão caupi, o feijão-de-porco, ao analisar os indicadores de fertilidade, mostrou o acréscimo de quase o dobro do teor de matéria orgânica e discreta elevação dos níveis de fósforo, potássio e cálcio no solo.
Além do efeito da reciclagem e incorporação dos nutrientes no solo, algumas leguminosas utilizadas como adubo verde apresentam efeito alelopático sobre outras plantas indesejáveis para o sistema de produção. A alelopatia se caracteriza pela capacidade de alguns organismos produzirem determinados compostos que, quando liberados no ambiente, tem efeito inibidor ou estimulador dobre outros organismos
(GLIESSMAN, 2000). Sendo assim Skóra Neto (1993) avaliaram o efeito

Relacionados