fefefef

341 palavras 2 páginas
No primeiro semestre de 2013, uma série de manifestações populares ocorreu nas ruas de centenas de cidades brasileiras. Tendo inicialmente como foco de reivindicação a redução das tarifas do transporte coletivo, as manifestações ampliaram-se, ganhando um número imensamente maior de pessoas e também novas reivindicações. A violência policial aos atos também contribuiu para que mais pessoas fossem às ruas para garantir os direitos de livre manifestação. Por isso, voltamos às ruas para saber a opinião dos cidadãos que conviveram com esse ato.

Você apoia todo esse movimento nas ruas?
Luana, São Paulo, 18 anos:
Sim, muito. É sempre bom pros governantes verem que a nosso povo está ligado em tudo, e sabe sim lutar pelos seus direitos. Afinal, vivemos numa democracia não é mesmo?

O que você tem a dizer sobre os conflitos que ocorreu dentro das manifestações?
Cláudio, Rio de Janeiro, 32 anos:
Achei totalmente desnecessário, o povo precisa ir sim pras ruas lutar pelos seus direitos, mas pacificamente. Não é quebrando o ponto de ônibus, ou pichando prédios que a gente vai conseguir isso. Pelo contrário, vamos dar mais dinheiro ainda para consertar tudo isso.

E sobre a postura da polícia nas manifestações, você achou necessários os excessos?
Juliana, Salvador, 17 anos:
Mais ou menos. É claro que existiam baderneiros que se infiltraram. Mas, ali também tinham na sua maioria pessoas de bem, e foi mostrado a todo o momento nos meios de comunicação e quem foi sabe que houve grandes excessos pela parte da polícia.

Você acha que alguma coisa mudou depois das manifestações?
Simone, Curitiba, 40 anos:
No começo sim, a passagem de São Paulo conseguimos que fosse baixada e os políticos ficaram acredito eu que um tanto assustados, com o tamanho da proporção que as manifestações tomaram. Mas agora, parece que a maioria das pessoas esqueceu e nós ainda temos tantas causas para lutar... uma pena.

Relacionados

  • fefefef
    7496 palavras | 30 páginas