Feerugem alaranjada da cana-de-açucar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ferrugem Alaranjada - Puccinia kuehnii E.J. Butler (1914)

Sintomatologia: Os primeiros sintomas da ferrugem alaranjada são pequenas pontuações amareladas e alongadasque evoluem gradativamente para pústulas (lesões) salientes, com coloração alaranjada a castanho-alaranjada, que não se tornam escuras.
As pústulas podem ocorrerdistribuídas por toda a superfície da folha, porém, tendem a ocorrer agrupadas e próximas ao ponto de inserção da folha ao colmo. Em condições de alta severidade da doença, é comuma coalescência das pústulas e necrose das folhas que geralmente ocorre a partir das bordas (Oliveira e Mendes, 2008).

Etiologia: A ferrugem alaranjada causada porPuccinia kuehnii, pode ser confundida com a ferrugem comum Puccinia melanocephala, as pústulas de P. kuehnii são mais alaranjadas e os urediniosporos são mais leves,marrom-dourado, e de parede mais densa, com 5 µm de adensamento no ápice (Mendes e Freitas, 2005).

Epidemiologia: A germinação dos esporos ocorre em alta umidade, variando de 90a 100%, e temperatura variando de 5 a 34oC, os esporos podem ser levados pelo vento, gotas de água de chuva, e ate mesmo roupas infectadas nas lavouras (Moreno, 2008).
Opatógeno pode ser encontrado em paises como Austrália, Brasil, América Central, China Costa Rica Cuba, Guatemala Nicarágua, América do Norte e Taiwan (Farr e Rossman,2010).

Controle: Nos lugares onde esse tipo de ferrugem ocorre, o controle e feito basicamente com o plantio de cultivares resistentes, porque o uso de fungicidas não éconsiderado pratico e nem econômico (Oliveira e Mendes, 2008).
Segundo o Agrofit, para o controle químico da doença não possui nenhum produto registrado (Agrofit, 2010
tracking img