feedbackreforço e motivação intrínseca

4524 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO- UNISA
Faculdade de Educação Física
8º Semestre
Noturno
Feedback, reforço e motivação intrínseca
Andrea Francisca Vieira
Clelia Oliveira
Emanuela Machado Oliveira
Janaina Pereira Marques
Julio Cezar dos Santos
Mônica Ferreira de Souza
São Paulo
2010
INTRODUÇÃO
Apresentaremos neste trabalho como o feedbacks o reforço e a motivação intrinseca se manifesta. Os meios pelo qual os programas de mudança de comportamentos interagem e mesclam em momentos diferentes estes aspectos.
Ainda mostraremos o sucesso e os cuidados quando pensamos em um programa deste e esclareceremos as diversas situações ligadas ao esporte e a motivação.
FEEDBACK, REFORÇO E MOTIVAÇÃO INTRÍSECA
Para criar um ambiente que promova o prazer no crescimento e desenvolvimento os profissionais usam técnicas motivacionais a base de reforço. Isso quer dizer que: são recompensas e as punições que aumentam ou diminuem a probabilidade de que uma resposta semelhante ocorra no futuro.
Os princípios do reforço estão embasados nas teorias de manifestação de comportamento e condicionamento operante, teoria de Skiner que afirmava que o ensino repousa inteiramente nos princípios do reforço.
Princípios do Reforço
Embora haja vários princípios relacionados a uma mudança de comportamento, dois fatores se diferenciam e são importantes ressaltar.
- Reforço positivo: Se fizer algo tiver uma conseqüência boa (recompensa), as pessoas tentarão repetir o comportamento para receber conseqüências positivas.
- Reforço Negativo: Se fizer algo que resultar em uma conseqüência desagradável
(punição), as pessoas tenderão a tentar não repetir o comportamento para evitar mais conseqüências negativas.
Os princípios do reforço são complexos porque as pessoas reagem de forma diferente ao mesmo reforço – podem não ser capaz de repetir um comportamento desejado
– e recebem diferentes tipos de reforço em diferentes situações.
- O mesmo reforçador afetará duas pessoas de maneira

Relacionados