Fedric jameson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário sobre Fredric Jameson
“Pensar é pensar fora das caixas”
F.J.







out/2012
1 - BIOGRAFIA
Fredric Jameson, nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente em Cleveland no Estado de Ohio no dia 14 de Abril de 1934. Formou-se em literatura na Universidade de Yale (EUA) em plena guerra fria - momento hostil ao pensamento livre, principalmente nos Estados Unidos.Depois de se graduar no Haverford College em 1954, viajou brevemente para a Europa para estudar, onde se inteirou dos novos desenvolvimentos da filosofia continental, inclusive sobre os primeiros passos e o desenvolvimento do estruturalismo. Retorna aos Estados Unidos no ano seguinte, para iniciar seu doutorado na Universidade Yale, orientado pelo filólogo alemão estudioso e crítico de literaturacomparada, Erich Auerbach. Que influenciou Jameson, principalmente em relação a Jean-Paul Sartre (tema de sua dissertação de mestrado em 1961). O interesse em Sartre levou Jameson a intensificar os estudos sobre teoria literária marxista. Atualmente Fredric Jameson trabalha como professor na Duke University, em literatura comparada e romance.
Jameson é um crítico literário e teorista políticomarxista, reconhecido mundialmente por sua análise das tendências da cultura contemporânea e da pós-modernidade. Foi ganhador do Prêmio Comemorativo Internacional Holberg em 2008, pelo governo da Noruega por causa do impacto global de suas Obras. Autor de obras referenciais como “Pós-modernismo: A lógica cultural do capitalismo tardio” (JAMESON, Fredric Pós-modernismo. A lógica cultural docapitalismo tardio. São Paulo. Ed. Ática.1996.); e “A Cultura do Dinheiro: ensaios sobre a globalização” (JAMESON,Fredric. Petrópolis: Vozes, 2001); entre outras. Onde procura articular economia, informação, política, estética e todas as áreas da vida contemporânea, que perderam suas fronteiras no processo da globalização e do pós-modernismo, expondo uma série de relações incomuns entre a sociedade deconsumo e o mundo da produção cultural.
Enquanto marxista, sua prática de crítico da cultura se evidencia na vocação histórica,(que nos remete a autores como Lukács e Adorno), em estudar o funcionamento do capital desmistificando seu movimento continuado de obscurecimento da consciência. Jameson já estabelece que o seu estudo não é politicamente neutro, mas que não se confunde com osjulgamentos de valor sobre o seu objeto. Para o conceito de capitalismo tardio, o autor invoca a obra do economista Ernest Mandel sobre o tema, no qual uma terceira fase do capitalismo é inter-relacionada a uma terceira onda longa de renovação tecnológica e centralização de capital em escala internacional, acompanhada de uma expansão dos aparelhos de reprodução técnica, econômica e cultural docapitalismo.


2 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O PÓS-MODERNISMO
De acordo com Fredric Jameson, o pós-modernismo tem suas origens no final da década de 50 e/ou início de 60, com a ruptura do movimento moderno. O modernismo, começa como reação ao Romantismo e ao Realismo, que apresenta um movimento de vanguardas artísticas radicais, procurando criar formas de arte completamente novas, dotadas de umaforma estilística pessoal do artista criador e um conteúdo utópico, rejeitando a vulgarização e mercantilização da arte, buscando criar um espaço autônomo para a estética e a arte. E ao mesmo tempo, contestando o academicismo cultural já estabelecido. Como parte do movimento modernista, podemos citar por exemplo: o expressionismo, o surrealismo, o simbolismo e o romance psicológico, a música atonale todo um conjunto de movimentos de arte experimental da metade do século XIX à metade do século XX. No pós-modernismo a arte se mostra de forma imediatista, caótica e irregular, em favor da simples montagem a partir da imitação de estilos do passado, sobrepostos de forma fragmentada em obras incoerentes, renunciando o conformismo dos conteúdos utópicos da arte modernista, em favor de uma...
tracking img