Fedora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Organização de Computadores
Comunicação e Expressão

Sistemas Operacionais

Linux - Fedora

Douglas L. de Andrade Santos
Eduardo Siqueira
Maicon Carlos Bernardino
Matheus Mendes

Orientador: Profº Ms. Claudio Luiz Oliveira
Coorientadora: Profª Dr. Lívia Brandão

Curso Superior de Tecnologia emAnalise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Organização de Computadores
Comunicação e Expressão
Sistemas Operacionais

Fedora

Douglas L. de Andrade Santos
Eduardo Siqueira
Maicon Carlos Bernardino
Matheus Mendes

Trabalho realizado pela turma do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do 2º semestre do ano de 2012 da Fatec de Jundiaí
Professor Cláudio Luiz OliveiraProfessora Lívia Brandão

Sumário

1- Introdução 4
2- História 5
2.1- Red hat 5
2.2- Fedora 5
3- O que é o Fedora? 7
4- As características básicas 7
5- Considerações Finais 11
Referências Bibliográficas 12

1-
Introdução



2- História

2.1- Red hat

A Red Hat, Inc. é uma empresa dos Estados Unidos, que disponibiliza soluções baseadas no sistemaoperacional GNU/Linux, incluindo várias distribuições.
O principal produto da Red Hat costumava ser o Red Hat Linux, que era vendido para uso privado e para as empresas. Porém, em 2004 a Red Hat iniciou uma separação dos dois mercados. Com a criação do Red Hat Enterprise Linux, a Red Hat começou a concentrar os seus esforços no mercado das empresas, mais rentável, e após a versão 9, acabou com odesenvolvimento da versão pessoal, o ambiente desktop, que foi substituído pelo Fedora Core, uma distribuição cuja atualização é mais rápida por ser aberta (o desenvolvimento é realizado por uma comunidade aberta) e a qual passou a ser patrocinada pela Red Hat e dirigida pelo Fedora Project, e que deriva da distribuição Red Hat Linux original. A maior parte das receitas da Red Hat vem das empresasque pagam anualmente as suas subscrições para a versão "enterprise" do produto.(Referencia)
2.2- Fedora

Os usuários da versão Red Hat 9 estavam aguardando a versão 9.1 ou 10 da distribuição, mas na verdade a Red Hat estava com outros planos para a nova versão. Esta distribuição era comercializada em caixas e disponível nas lojas. Quem assim o adquiria, procurava por mais recursos. Estaera a versão Enterprise Linux. A Redhat decidiu focar o mundo corporativo com o Red Hat Enterprise Linux e descontinuou sua versão voltada para a comunidade, lançando o Projeto Fedora e registrando esta nova marca, desvinculando esta nova distribuição de suas marcas. Este novo projeto é movido pela comunidade onde estes acreditam em dar a outros a capacidade de seguirem a sua própria visão do quedeve ser um Sistema operativo livre. Qualquer pessoa pode pegar no Fedora e alterá-lo, criando um novo produto com um novo nome. A Fedora até fornece as ferramentas no próprio Fedora. Aliás, o Fedora já é a base para derivados como o Red Hat Enterprise Linux, o One Laptop Per Child XO e o DVD Live de Conteúdos da Creative Commons.
O Fedora representa um conjunto de projetos patrocinados pela RedHat e direcionados pelo Projeto Fedora. Estes projetos são desenvolvidos por uma imensa comunidade internacional de pessoas focadas em prover e manter as melhores iniciativas através dos padrões livres do software de fonte aberto. A Distribuição GNU/Linux Fedora, projeto central do Projeto Fedora, é um sistema operacional baseado no Linux, sempre gratuito para ser usado, modificado e distribuídopor qualquer pessoa.
As versões testes do Fedora foram iniciadas a partir de Julho de 2003 e em Março de 2004 saiu a primeira versão estável.
O Fedora é um sistema que pode ser utilizado tanto em desktop quanto em servidor sendo derivado do Red Hat Linux 9 (uma das distribuições Linux mais populares).
Suas principais características são:
* Fedora é 100% grátis e consiste em software livre...
tracking img