Fedon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TESES

1. O principal defeito de todo materialismo existente até agora (o de Feuerbach incluído) é que o objeto [Gegenstand], a realidade, o sensível, só é apreendido sob a forma de objeto [Objekt]ou da contemplação, mas não como atividade humana sensível, como pratica, não subjetivamente. Daí o lado ativo, em oposição ao materialismo, [ter sido] abstratamente desenvolvido pelo idealismo – quenaturalmente, não conhece a atividade real, sensível, como tal. Feueurbach quer objetos sensíveis [sinnliche Objekte], efetivamente diferenciados dos objetos de pensamento: mas não vê a própriaatividade humana como atividade objetiva [gegenstandliche Tatigkeit]. Razão pela qual ele enxerga, n’A Essência do Cristianismo, apenas o comportamento teórico como autenticamente humano, enquanto aprática é apreendida e fixada apenas em sua forma de manifestação judaica, suja. Ele não entende, por isso, o significado da atividade “revolucionária”, “prática-crítica”.

Explicação: Na primeira parte datese ele faz uma critica referente ao materialismo velho, onde segundo ele esse materialismo só estuda o objeto sob sua forma e não é capaz de compreender o elemento essencial e como é constituído,ou seja, só estuda a aparência desconsiderando a essência, assim como a atividade humana, desta forma valoriza a forma pronta e acabada. Em um segundo momento ele fala sobre o idealismo, onde secontempla apenas o mundo das ideias e não o mundo real, fica apenas na ideia e não se tem atitudes. O materialismo de Marx vai além da aparência e analisa o que traz ao mundo que se da através do trabalhohumano que é eficaz para a construção das coisas e ao mesmo tempo revolucionaria, pois o ser humano traz ao mundo por meio das ideias algo que particularmente jamais viria ao mundo.

2. A questão desaber se ao pensamento humano cabe alguma verdade objetiva [gegenstandliche Wahrheit] não é uma questão de teoria, mas uma questão de prática. É na prática que o homem tem de provar a verdade e o...
tracking img