Fecundacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GAMETOGENESE
A gametogênese é o mecanismo que ocorre nas gônadas dos animais que se reproduzem sexuadamente. Esse processo viabiliza a formação de células sexuais denominadas gametas, sendo: espermatogênese em espécimes do gênero masculino, originando os espermatozoides e ovogênese ou ovulogênese em espécimes do gênero feminino, dando origem ao óvulo (ovócito II).

Durante a gametogênese, ascélulas germinativas primordiais diploides sofrem meiose, produzindo os gametas - células haploides que contêm um cromossomo de cada par de homólogos (cromossomos com características semelhantes, agrupados com a fusão dos núcleos germinativos parentais no momento da fecundação).

Evolutivamente, a gametogênese é considerada como um dos aspectos que possibilitam maior variabilidade em umaespécie. Isso em razão das variadas combinações existentes no momento da separação dos cromossomos homólogos (fase da divisão meiótica / telófase I) e também as permutas, fenômeno genético “crossing-over” (fase da divisão meiótica / prófase I - paquíteno), onde trocas de fragmentos correspondentes entre cromátides homólogas, aumentam a recombinação.
ESPERMATOGÊNESE

A espermatogênese é um processo noqual ocorre a formação dos gametas masculinos, ou seja, os espermatozoides. Esse processo se dá no interior das glândulas sexuais ou gônadas, que, no sexo masculino, são os testículos. Esse processo ocorre da puberdade até o fim da vida do indivíduo.
Nos testículos são encontrados milhares de tubos finos e enovelados, os tubos seminíferos, onde se localizam as espermatogônias (2n). Asespermatogônias multiplicam-se através de mitoses até a adolescência, período no qual passam a se multiplicar com maior intensidade. Depois da multiplicação, ocorre a fase de crescimento, em que algumas espermatogônias crescem e duplicam seus cromossomos, transformando-se em espermatócitos primários (2n), também chamados de espermatócitos I. Os espermatócitos primários sofrerão meiose, dando origem a duascélulas haploides chamadas de espermatócitos secundários (n) ou espermatócitos II, que sofrerão outra meiose, originando quatro células haploides, chamadas de espermátides. As duas meioses que os espermatócitos sofrem representam a fase de maturação.
À próxima fase damos o nome de especiação e nela as espermátides começam a se transformar em espermatozoides. Nessa fase, as espermátides perdempraticamente todo o citoplasma e começam um processo em que desenvolverão, a partir do centríolo, um flagelo.
No início do flagelo dos espermatozoides podemos encontrar mitocôndrias que têm a função de fornecer energia, sendo que na cabeça do espermatozoide podemos encontrar o acrossoma, originário do complexo de Golgi, que contém enzimas com a função de facilitar a penetração do gameta no óvulo.  Onúcleo do espermatozoide é o local onde os cromossomos paternos ficam armazenados.

OVULOGÊNESE

Também chamada de ovogênese, a ovulogênese é o processo no qual ocorre a formação dos óvulos. Esse processo tem início antes do nascimento da mulher, ou seja, durante o seu desenvolvimento embrionário, mais ou menos no terceiro mês de sua vida intrauterina.
No início da fase fetal, as ovogônias (2n),células precursoras dos gametas femininos, sofrem mitoses, multiplicando-se. Após o nascimento, por volta do terceiro mês de vida, as ovogônias param de se dividir, crescem, duplicam seus cromossomos e entram na prófase I da meiose, quando passam a ser chamadas de ovócitos primários ou ovócitos I. Os ovócitos primários permanecem dessa forma até que a mulher atinja a puberdade. Ao nascer, a meninajá tem seus ovócitos primários formados no interior de seus ovários, mas mais da metade deles se degenera ao longo da vida da mulher.
Ao atingir a puberdade, a menina terá a sua primeira menstruação, chamada de menarca, e passará a apresentar ciclos menstruais que duram aproximadamente 28 dias. Em cada ciclo menstrual, um dos ovócitos primários entra no período de maturação, lembrando que...
tracking img