Febre amarela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

A febre amarela é doença infecciosa não-contagiosa causada por um vírus mantido em ciclos silvestres em que macacos atuam como hospedeiros amplificadores e mosquitos dos gêneros Aedes Aegypti e Haemagogus e/ou Sabethes, são os transmissores. O primeiro relato da doença é de 1648. A pessoa infectada pode apresentar febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo,icterícia e hemorragias e a doença pode se manifestar de formas moderadas a graves, variando assim a intensidade dos sintomas. Não existe um mecanismo para tratar a doença, mas ela requer cuidados na assistência ao paciente tratando-se os sintomas. As únicas formas de prevenção são a vacinação e o controle de vetores como os mosquitos. A OMS (Organização Mundial de Saúdes) recomenda nova vacinação a cada10 anos respeitando-se as contra-indicações. Neste trabalho serão vistos os principais conceitos da doença, desde o seu primeiro relato até os dias de hoje.

Introdução

O objetivo desse trabalho é realizar um maior e melhor conhecimento acerca da doença febre amarela, que é origem africana, conhecida desde 1648, é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flaviviruse ocorre na na América do Sul e na África. A infecção humana ocorre no indivíduo que é picado pelo mosquito contaminado. A doença não é contagiosa, porém pode ser transmitida por um vetor que pica o indíviduo contaminado e depois pica o indíviduo sádio transmitindo o flavivírus. A enfermidade é de curta duração (no máximo 10 dias) e gravidade variável podendo levar à morte. Não existe tratamentoespecífico e a única forma de não se contaminar é prevenindo.

FEBRE AMARELA

A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (máximo de 10 dias), de gravidade variável, causada pelo vírus flavivírus.
A doença é encontrada em regiões tropicais da América do Sul e da África e considerada endêmica em 34 países, incluindo o Brasil.

“O VÍRUS DA FEBRE AMARELA É DE ORIGEMAFRICANA”

← FEBRE AMARELA SILVESTRE

É uma doença típica de macacos que vivem nas florestas tropicais e equatoriais. Ocorre por intermédio da picada de mosquitos do gênero Haemagogus ou Sabethes.

← FEBRE AMARELA URBANA

O homem é o único hospedeiro, e a transmissão é pela picada do mosquito Aedes Aegypti (o mesmo transmissor da dengue).

HISTÓRICO

A origem do vírus causador da febreamarela foi motivo de discussão e polêmica durante muito tempo, porém estudos recentes utilizando novas técnicas de biologia molecular comprovaram sua origem africana. O primeiro relato de epidemia de uma doença semelhante à febre amarela é de um manuscrito maia de 1648 em Yucatan, México. Na Europa, a febre amarela já havia se manifestado antes dos anos 1700, mas foi em 1730, na Península Ibérica,que se deu a primeira epidemia, causando a morte de 2.200 pessoas. Nos séculos XVIII e XIX os Estados Unidos foram acometidos repetidas vezes por epidemias devastadoras, para onde a doença era levada através de navios procedentes das índias Ocidentais e do Caribe.
No Brasil, a febre amarela apareceu pela primeira vez em Pernambuco, no ano de 1685, onde permaneceu durante 10 anos. A cidade deSalvador também foi atingida, onde causou cerca de 900 mortes durante os seis anos em que ali esteve. A realização de grandes campanhas de prevenção possibilitou o controle das epidemias, mantendo um período de silêncio epidemiológico por cerca de 150 anos no País.
A febre amarela apresenta dois ciclos epidemiológicos de acordo com o local de ocorrência e o a espécie de vetor (mosquito transmissor):urbano e silvestre. A última ocorrência de febre amarela urbana no Brasil, foi em 1942, no Acre. Hoje, ainda se teme a presença da febre amarela em áreas urbanas, especialmente depois do final da década de 70, quando o mosquito Aedes aegypti retornou ao Brasil.
O ciclo silvestre só foi identificado em 1932 e desde então surtos localizados acontecem nas áreas classificadas como áreas de...
tracking img