Febre amarela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Febre amarela
Introdução
A febre amarela é uma doença febril aguda de gravidade variável, cujas manifestações vão desde sintomas inespecíficos até doença ictérica hemorrágica fatal, causada porvírus e transmitida ao homem por picada de mosquito.
Definição
“Doença transmissível grave, causada por vírus e transmitida por picada de mosquito”
Agente etiológico
Arbovírus da família Flaviviridae,pertencente ao gênero flavivírus (do latim flavus, que significa amarelo) (vírus amarílico)
Transmissão
A transmissão da febre amarela pode ocorrer em áreas silvestres, urbana e rural(intermediária, em fronteiras de desenvolvimento agrícola), diferenciando-se apenas nos agentes transmissores da doença. Na área silvestre, o vetor responsável pela transmissão é o mosquito do gênero Haemagogus. Naárea urbana, a transmissão se dá por meio do mosquito Aedes aegypti, também transmissor da dengue. Na área rural, pode ocorrer adaptações do vetor silvestre ao novo habitat e, consequentemente, apossibilidade de transmissão da doença. Em todas as formas, o vírus causador da doença e as manifestações clínicas são idênticas.
Diagnóstico
O dignóstico da febre amarela é clínico, epidemiológico elaboratorial. O diagnóstico laboratorial pode ser realizado por meio do isolamento do vírus de amostras de sangue ou tecido hepático, por detecção de antígeno em tecido (imunofluorescência eimunoperoxidase) e por testes sorológicos como inibição de hemaglutinação (HI), fixação d complemento (FC), teste de neutralização (NT) e com técnicas imunoenzimáticas (Mac-Elisa).
As formas leves e moderadassão muito semelhantes a outras doenças febris. As formas mai graves, clássicas ou fulminantes, devem ser diferenciadas de outras doenças como dengue hemorrágica, leptospirose, malária, hepatitesfulminantes ou septicemias, para adoção das medidas terapêuticas adequadas e as medidas de vigilância epidemiológica necessárias.
Tratamento
A febre amarela não tem tratamento específico. Os casos...
tracking img