Febre aftosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM MICROBIOLOGIA

FLAVIA TORRES MELO BARROS

SITUAÇÃO DA FEBRE AFTOSA NO BRASIL E PRINCIPAIS ENSAIOS ENVOLVIDOS NO CONTROLE DE QUALIDADE DA PRODUÇÃO DE VACINAS.

BELO HORIZONTE 2009

1

FLAVIA TORRES MELO BARROS

LEVANTAMENTOEPIDEMIOLÓGICO DA FEBRE AFTOSA NO BRASIL E PRINCIPAIS ENSAIOS ENVOLVIDOS NO CONTROLE DE QUALIDADE DA PRODUÇAO DE VACINAS CONTRA FEBRE AFTOSA

Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito para obtenção do título de especialista em microbiologia. Orientador: Prof.Doutor Flávio Guimarães da Fonseca. Departamento de Microbiologia, ICB/ UFMG

Monografia aprovada em_____ de _____________ de 2009.

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________________________ Prof. Doutor Flávio Guimarães da Fonseca Prof. Adjunto do Departamento de Microbiologia Universidade Federal de Minas Gerais___________________________________________________________________ Prof. Doutora Erna Geessien Kroon Prof. Adjunta do Departamento de Microbiologia e Coordenadora do Curso de Pósgraduação em Microbiologia Industrial e Ambiental Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE 2009

2

DEDICATÓRIA

Dedico esta monografia a todos os profissionais inseridos no controle de qualidade e produção de vacinas contra Febre Aftosa.

3AGRADECIMENTOS

Primeiramente à Deus, razão do meu viver.

Ao meu marido André, pela compreensão, confiança e incentivo. Pois, apesar de a pós graduação sacrificar todos os nossos finais de semana, continuou ao meu lado, sempre me apoiando.

Aos meus pais que sempre me apoiaram e acreditaram no meu potencial.

Ao professor Pós-Doutor Flávio Guimarães da Fonseca, a quem com grande paciência eflexibilidade me orientou, agradeço a disposição e por seus conhecimentos que colaboraram para o desenvolvimento deste trabalho.

Ao amigo Sérgio Balsamão, que me ajudou na escolha do tema e muito me incentivou na conclusão desse trabalho, tendo papel fundamental na organização das idéias.

À Simone Renault, Carolina Corgozinho e Eliziane Machado pelo incentivo a escrever sobre o tema eauxílio com materiais que contribuíram para elaboração desta monografia.

4

RESUMO A Febre Aftosa (Foot and Mouth Disease – FMD) é uma enfermidade viral muito contagiosa, de curso agudo que afeta os animais biungulados. Caracteriza-se por febre e formação de vesículas principalmente na cavidade bucal, focinho, espaços interdigitais e coroa dos cascos (OLASKOAGA et al., 1999).

A importância docontrole da doença deriva das implicações socioeconômicas, pois a doença provoca perdas produtivas diretas como perda de carne e leite, abortos, mortes, menor capacidade produtiva, entre outras perdas físicas Como também, perdas indiretas relacionadas como por exemplo a comercialização de carnes. Sendo que o maior prejuízo está relacionado com o mercado internacional de produtos de origem animal.Isso porque os países livres da Febre Aftosa (maiores importadores), impõem severas restrições aos produtos de origem animal provenientes de países onde existem surtos desta patologia (OLASKOAGA et al., 1999).

O Brasil é considerado um país livre, com vacinação, através de campanha obrigatória de vacinação do rebanho bovino. Para tal, são utilizadas vacinas com vírus inativado, formuladas comadjuvantes oleosos, sendo aplicadas pelas vias intramuscular ou sub-cutânea, geralmente na tábua do pescoço. As vacinas comercializadas no Brasil são trivalentes, contendo amostras virais dos sorotipos O1 Campos, A24 Cruzeiro e C3 Indaial, pois essas amostras são representativas dos vírus circulantes e isolados na região.

Para a produção de uma vacina contra Febre Aftosa, deve-se considerar que...
tracking img