FEB 2015 I EC0

727 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – FCE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS - DECON
PLANO DE ATIVIDADES e CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES
Código da Disciplina: ECO 02258
Nome da disciplina: Formação Econômica do Brasil
Sab (08h30min. –11h30min)
Período: 2015/I
Palavras-Chave: Sentido da Colonização; Sistema Colonial; Economia Agro-exportadora; Mercado Interno; Intérpretes do Brasil.
Curso: Ciências Econômicas
Ementa: O Brasil nos quadros do Antigo Sistema Colonial: a cana-de-açúcar e a economia mineradora. A integração do Rio Grande do Sul à economia brasileira. A crise econômica da primeira metade do século XIX. A economia cafeeira escravista e a transição ao trabalho livre: as imigrações. A economia brasileira na República Velha: O Encilhamento, o auge do modelo agroexportador e as políticas de manutenção de preços do café. A origem da indústria no Brasil.
Objetivos da Disciplina: espera-se que, ao final do curso, os alunos tenham adquirido certo conhecimento a respeito da literatura clássica que aborda a formação econômica de nosso país, assim como sua formação social. Além disto, espera-se que sejam capazes de identificar, no passado, elementos de nosso presente e bem como compreender suas origens.
Metodologia: Aulas expositivas, listas de exercícios e participação em sala de aula.
Professor: HÉLIO AFONSO DE AGUILAR FILHO
BIBLIOGRAFIA
AGUILAR FILHO, H. A.; FONSECA, P. C. D. Instituições e Cooperação Social em Douglass North e nos Intérpretes Weberianos do Atraso Brasileiro. Revista Estudos Econômicos. São Paulo, vol. 41, nº 3, Jul/Set, 2011.
BASTOS, E. R. Casa Grande & Senzala In: Lourenço Dantas Mota (Org.). Um Banquete nos Trópicos. São Paulo: Editora SENAC, 3ª edição, 2001.
BUENO, Newton. Possíveis Contribuições da Nova Economia Institucional à Pesquisa em História Econômica Brasileira: uma releitura das três obras clássicas sobre o Período Colonial. Revista Estudos Econômicos. São Paulo, V. 34, N. 4, P.

Relacionados