Feature driven development

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA

FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT (FDD)

Análise e Desenvolvimento de Software
Engenharia de Software I - Professor Jorge Chiara

Santos – SP
08/2012
CONCEITOS
Feature Driven Development (Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades) é uma metodologia ágil para gerenciamento e desenvolvimento de software, criada em 1997 num grande projeto em Java parao United Overseas Bank, em Singapura.
Nasceu a partir da experiência de análise e modelagem orientadas por objetos de Peter Coad, e de gerenciamento de projetos de Jeff De Luca.
Foi inicialmente publicada em 1999, no capítulo 6 do livro "Java Modeling in Color with UML", de Peter Coad, Eric Lefebvre e Jeff De Luca.
Em 2002, Stephen Palmer (gerente de desenvolvimento do projeto em Singapura) e John MacFelsing (arquiteto senior na TogetherSoft) publicaram o livro "A Practical Guide to Feature Driven Development", com a versão completa, atualizada e comentada da metodologia.
Em 2003, David Anderson, que foi o especialista em interface com o usuário, no projeto de Cingapura, publicou um marco na literatura Ágil, "Agile Management for Software Engineering: Using the Theory of Constraints forBusiness Results", onde oferece uma análise profunda sobre a FDD (entre outras metodologias), além de material inédito sobre a FDD.
A FDD chama a atenção por algumas características peculiares:
* Resultados úteis a cada duas semanas ou menos;
* Blocos bem pequenos de funcionalidade valorizada pelo cliente, chamados "Features";
* Planejamento detalhado e guia para medição;
*Rastreabilidade e relatórios com incrível precisão;
* Monitoramento detalhado dentro do projeto, com resumos de alto nível para clientes e gerentes, tudo em termos de negócio;
* Fornece uma forma de saber, dentro dos primeiros 10% de um projeto, se o plano e a estimativa são sólidos.
AGENTES DESTA METODOLOGIA
No FDD existem vários papéis que os membros da equipa podem assumir. O mesmo papel podeser assumido por vários membros e cada membro pode assumir vários papéis simultaneamente. Existem três tipos de papéis: papéis principais, papéis secundários e papéis adicionais.
Os papéis principais são: Gestor de Projeto, Chefe de Design, Gestor de Desenvolvimento, Programador Chefe, Dono de Classe, Especialista da Área.
Gestor do Projeto: O gestor do projeto é quem trata das questõesfinanceiras e administrativas do projeto. É ele que tem a última palavra sobre os objetivos, o pessoal e a calendarização do projeto. Cabe-lhe também assegurar as condições de trabalho ótimas, para aumentar o rendimento e evitar as distrações.
Chefe de Design: O chefe de design é responsável por toda a arquitetura do projeto e dá as sessões de design, onde expõe as suas decisões às equipes.
Gestor deDesenvolvimento: O gestor de desenvolvimento lidera as atividades de desenvolvimento do código do dia-a-dia. É responsável por resolver os problemas de recursos ou conflitos entre a equipe que venham surgindo. É um papel bastante ligado aos de gestor do projeto e pode ser executado pelo mesmo membro.
Programador Chefe: O programador chefe é o responsável por uma equipe pequena e pela divisão eatribuição de trabalho entre os membros dela. Deve ser um programador experiente, pois lhe cabe a escolha das features a programar em cada iteração e as respectivas classes e métodos necessários. Para este efeito deve colaborar com o chefe de design. Vai ser ele também que faz o relatório da atividade da equipe semanalmente e trata dos problemas técnicos e de recursos com os outros programadoreschefe.
Dono de Classe: O dono de classe é um membro de uma equipe sob o comando de um programador chefe e está responsável pela arquitetura, implementação, teste e documentação de uma determinada classe. Em cada iteração fará parte das equipas cujas features envolvam a sua classe.
Especialista da Área: O especialista da área é alguém que conhece o assunto sobre o qual a aplicação atua. Está...
tracking img