fdsfas

1057 palavras 5 páginas
SISTEMA TEGUMENTAR

Pele:
É o órgão que reveste o corpo externamente. É o maior órgão do corpo humano, chegando a medir 2 m2 e pesar 4 Kg em um adulto. É constituída por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si - a epiderme (mais externa, formada por tecido epitelial) e a derme (mais interna, formada por tecido conjuntivo).

Epiderme:
É a camada externa da pele, formada por um epitélio constituído por camadas ou estratos.
Derme:
É a camada interna da pele, formada por tecido conjuntivo rico em fibras, onde se concentram os vasos sanguíneos e as terminações nervosas responsáveis pela sensação de tato, pressão, dor e temperatura.
Hipoderme (tela subcutânea):
É a camada de tecido conjuntivo frouxo (fibras e gordura) onde a pele se apoia.
Espessura:
Pele fina:
Está presente nas regiões ventrais do corpo e nas áreas flexoras das articulações.
Pele grossa:
Está presente geralmente nas regiões dorsais, nas áreas extensoras das articulações e nas regiões onde ocorre atrito.
Doenças e seu Diagnóstico:
Alopecia Areata
Esta doença é uma desordem autoimune não contagiosa, em que, o sistema imunitário ataca os folículos de cabelo. O cabelo é perdido em algumas ou todas as regiões do corpo, na sua maioria o couro cabeludo, assim, resultando em calvície. Esta condição também é conhecida como calvície lugar como conduz ao careca no couro cabeludo nos estágios iniciais. Cerca de 0% -0,2% dos seres humanos (homens e mulheres) são afetados por esta condição e ocorrência inicial da doença aparece na primeira infância, idade adulta ou jovem adolescente tarde, no entanto, a doença pode afetar pessoas de todas as idades.
O diagnóstico geralmente é clínico. No entanto, existe um teste simples que auxilia na identificação dos casos de alopecia areata e a diferenciá-la de outros tipos de queda de cabelo: o teste consiste, basicamente, em puxar com delicadeza um tufo de cabelo (cerca de 60 fios) localizado nas margens das áreas pelada. O teste é positivo

Relacionados

  • logistica prointer
    8792 palavras | 36 páginas