FDSAFASD

1202 palavras 5 páginas
BRUNO BANIN – 14.374
GABRIEL HARDY – 14.716
TÚLIO VIANA – 14.405

METROLOGIA

LIMEIRA – SP
19/11/2014
INTRODUÇÃO

Neste segundo semestre, em nosso curso técnico em mecânica (1ºCTM), do colégio COTIL, as aulas de metrologia foram voltadas as tolerâncias. Para complementar nosso conhecimento nessa área, o professor nos passou uma proposta de trabalho referente a esta matéria. Segue nossa pesquisa, com os temas:
- Repetibilidade e Reprodutibilidade
- Rugosidade – Acabamento Superficial
- Equipamentos Tridimensionais
- Tolerâncias Geométricas Seguido por nossas considerações finais.

REPETIBILIDADE E REPRODUTIBILIDADE

Repetibilidade: Refere-se à aceitação do resultado de um ensaio, quando efetuado mais de uma vez por um mesmo operador, utilizando, necessariamente, a mesma aparelhagem. Portanto, para checar se os resultados têm repetibilidade, os ensaios devem ser realizados em um mesmo laboratório.
Para os resultados serem aceitos, a diferença entre eles deverá ser menor que os limites pré-estabelecidos para cada método.

Reprodutibilidade: Refere-se à aceitação de resultados comparados. Ou seja, os experimentos devem ser realizados em laboratórios diferentes, utilizando-se condições de ensaio (p.ex. temperatura, umidade, etc...) e de interpretação similares às do experimento original.
Neste caso, os limites de aceitação são um pouco maiores que os limites de repetibilidade, tudo definido estatisticamente.

RUGOSIDADE – ACABAMENTO SUPERFICIAL

As superfícies das peças, quando observadas em detalhes, apresentam irregularidades. Toda peça, por melhor acabamento superficial que aparentemente tenha, possui rugosidade superficial. À medida que crescem as exigências do projeto a análise do acabamento superficial aumenta. No processo de usinagem o estado da superfície do material (rugosidade) é tratado como parâmetro de qualidade da usinagem. A exigência de um acabamento superficial mais

Relacionados

  • Vazio
    83927 palavras | 336 páginas