Fdksmfds., c

3625 palavras 15 páginas
1
INSTITUTO DE ECONOMIA

UFRJ
Introdução à
Microeconomia

201
1
-
1
Profª.:
Marta Calmon Lemme
EXERCÍCIOS REVISÃO PRODUÇÃO E OFERTA
(GABARITO)
1. Você é um empregador interessado em preencher uma posição vaga e m uma linha de montagem.
Será que estaria mais preocupado com o produto médio ou com o produto marginal do trabalho em relação à última pessoa contratada? Caso observe que seu produto médio está começando a diminuir, você deveria contratar mais funcionário s? O que tal situação significaria em termos de produto marginal do último funcionário contratado?
Ao preencher uma posição vaga, você deveria estar preocupado com o produto marginal do último funcionário contratado, pois o produto marginal mede o efeito d essa contratação sobre a produção total. Isso, por sua vez, ajuda a determinar a receita gerada pela contratação de outro funcionário, que pode ser comparada com o custo dessa contratação.
O ponto a partir do qual o produto médio começa a diminuir é aquele em que o produto médio é igual ao produto marginal. Quando o produto médio diminui, o produto marginal do último funcionário contratado é menor que o produto médio dos trabalhadores contratados anteriormente
.
Apesar de o aumento do número de trabalhadores causar a redução do produto médio, o produto total continua a aumentar, de modo que a contratação de um funcionário adicional pode ser vantajosa
2. Suponhamos que um fabricante de cadeiras esteja produzindo no curto prazo
(com uma fábrica e equipamentos p reexistentes). Conforme o número de funcionários, o fabricante observou os seguintes níveis de produção:
Número de funcionários Número de
Cadeiras
1
10
2
18
3
24
4
28
5
30
6
28
7
25
a.
Calcule o produto marginal e o produto mé dio do trabalho para essa função de produção.
O produto médio do trabalho, PM
L
, é igual a
Q
L
. O produto marginal do trabalho,
PMg
L
, é igual a


Q
L
, isto é, a variação na produção dividida

Relacionados