fdgdfgdfg

792 palavras 4 páginas
1 - Pintor, gravador e vitralista, Marc Chagall (1887 - 1985), e virou um dos maiores pintores do século XX e do Surrealismo. Iniciou-se na pintura no ateliê de um retratista das pessoas notáveis de sua cidade natal, Vitebsk. Em 1908 ele entrou na Academia de Arte de São Petersburgo, daí partindo para Paris, o centro da cultura e da arte. Antes disso, em uma passagem por sua aldeia, conheceu Bella, com quem mais tarde se casaria, retratando sua musa em 1909. Um ano depois já se encontrava na capital francesa, ao lado de Blaise Cendrars, que batizaria grande parte de suas obras, de Max Jacob e Apollinaire, bem como dos pintores Delaunay, Modigliani e La Fresnay.
Retornou a Paris em 1922. Por encomenda de Ambroise Vollard, executou 96 gravuras para uma edição de "Almas mortas", de Gogol. Em 1927 ilustrou as "Fábulas" de La Fontaine (um conjunto de cem gravuras). São dessa fase suas primeiras paisagens e quadros, que renovam o tema lírico das flores. Em 1931, visitou a Palestina e a Síria e publicou "Minha vida" (autobiografia). A partir de 1935, o clima de perseguição e de guerra repercute em sua pintura, onde surgem elementos dramáticos, sociais e religiosos. Em 1941, parte para os EUA, onde sua esposa falece (1944). Mergulha, então, em um mundo de evocações, quando conclui o quadro "Em torno dela", que se tornou uma síntese de todos os seus temas.
Em 1957, a 4ª Bienal de São Paulo dedicou uma sala especial às obras de Chagall. Nos anos 50 Chagall viaja várias vezes para Israel, atendendo a diversas encomendas. Seus vitrais e mosaicos também se tornaram célebres, e pode-se dizer que ele demonstrou igual cuidado com a cerâmica.
2 - Marc Chagall criou seu próprio mundo colorido de mitos e mágica, cheio de estranhas criaturas e eventos miraculosos. Ainda assim, sua arte foi essencialmente baseada em memórias e experiências reais, que ele transmutou no caldeirão de sua imaginação. Teve uma forte formação judaico-cristã, resultando em vários quadros em que sua

Relacionados