fdfsf adf adfad f

7451 palavras 30 páginas
6
6.1

FLEXÃO SIMPLES – ARMADURA TRANSVERSAL DE VIGA
TENSÕES PRINCIPAIS

Sejam os elementos 1 e 2, próximos ao apoio de uma viga, dos quais se quer determinar as tensões principais
(Figura 6.1). Nesta Figura, o elemento 1 situa-se sobre a linha neutra (máxima tensão tangencial) e o elemento 2 está situado próximo à fibra mais tracionada (máxima tensão normal de tração).

Figura 6.1: Tensões normais e tangenciais em peças fletidas.

Da Resistência dos Materiais é sabido que as tensões principais de tração I formam, no elemento 1, um ângulo de 45° com a horizontal (plano diagonal de ruptura), sendo no elemento 2 este ângulo igual a 90° (plano vertical de ruptura), como mostrado na Figura 6.2.

Figura 6.2: Tensões principais nos elementos 1 e 2.

Figura 6.3: Fissura em viga de concreto armado.

6-143

Ensaios de laboratório têm demonstrado uma boa aproximação com a teoria, já que em vigas de concreto armado o aspecto das fissuras, na região próxima a apoio simples, é como indicado na Figura 6.3 (fissuras perpendiculares às tensões principais de tração, pois o concreto não resiste às mesmas).
Já foi visto, quando se estudou a armadura longitudinal de vigas (Capítulo 5), que próximo ao elemento 2, onde a fissura é provocada somente pelo momento fletor (xy = 0), a armadura horizontal de tração é colocada perpendicularmente à fissura, isto é na direção da tensão principal I do elemento 2 (Figura 6.4). No elemento 1, onde a fissura é provocada pela força cortante (x = 0), a armadura deveria ser também colocada perpendicularmente à fissura, na direção da tensão principal I do elemento 1 (Figura 6.4).

Figura 6.4: Armaduras nas direções das tensões principais de tração.

A ideia de se colocar armadura sempre na direção da tensão principal de tração (perpendicular à fissura) vigorou por muitos anos como princípio básico do concreto armado. Mudanças ocorreram e as teorias atuais, tanto para momento fletor como para força cortante,

Relacionados