Fdfs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A gestão da Qualidade é primordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição e para viabilizar o controle de atividades, informações e documentos.
Dentre as muitas ferramentas que podem ser usadas pra implantar o sistema da Qualidade total numa empresa ou instituição é o Programa 5S. Este é o ponto de partida e um requisito básico para o controle da qualidade, uma vez queproporciona vários benefícios ao setor. A ordem, a limpeza, o asseio e a autodisciplina são essenciais para a produtividade.
O programa 5S é um processo com cinco grandes passos que ajudam a organizar melhor o trabalho, busca tornar o dia a dia na empresa mais tranquilo, através de cuidados com limpeza, uso adequado do material, eliminação de quebras, desperdícios, acidentes. Aplicação de atitudessimples, mas indispensáveis para facilitar e descomplicar as tarefas.
O 5S surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma limpeza. O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para sercompatível com o mercado mundial O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade.
Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni. São eles:
SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO
Identificar os itens necessários e desnecessários existentes no local de trabalho,isto é, manter apenas o que realmente precisa usar.
SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO
Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.
SEISO - SENSO DE LIMPEZA
Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.
SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE
Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.
SHITSUKE - SENSO DEAUTO-DISCIPLINA
Fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s's num modo de vida.
Baseado em sua própria elaboração, o Método 5S visa Melhorar a habilidade das pessoas, tornar o local e trabalho melhor, promover o trabalho em equipe para melhorar o relacionamento das pessoas, construir um local de trabalho de felicidade clara, nítida e que brilhe, para que sejaatraente a todos que trabalham nele, tornar a empresa melhor para todos.
É importante a alteração no comportamento e atitudes do pessoal. A conscientização dos integrantes da importância dos conceitos e de como eles devem ser usados facilita a implantação do programa.
Cada fase é intimamente ligada à outra, sendo também um “pré-requisito” para consolidação da fase seguinte. Uma vez iniciado o processo,fica mais fácil dar continuidade à implantação do método. Conseqüentemente, haverá consolidação do Sistema da Qualidade e melhoria do desempenho geral no setor.
SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO
O sentido literal de seiri é separar por grau, tipo ou tamanho. Para os 5S significa identificar os itens e materiais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho, isto é, manter no local detrabalho apenas o que o empregado realmente precisa e usa. Saber utilizar é, antes de mais nada, saber arrumar, separando o que presta do que não presta. Este é o ponto inicial dos 5S, ter o senso, a percepção de saber o que é essencial estar presente no posto de trabalho. 
* Existem objetos guardados há muito tempo, que nunca foram utilizados ou com frequência de uso muito baixa?
* Há coisasdesnecessárias?
* Existem desperdícios que deveriam ser reduzidos ou eliminados? 
A cada resposta afirmativa algo deve ser descartado. Depois de feitos estes questionamentos, o que for considerado desnecessário deve permanecer por um tempo determinado em um local especial para o descarte. Assim, todos poderão observar se aquilo que será eliminado, não possui outra utilidade. Passando este...
tracking img