fdfgfgfgfgfg

2002 palavras 9 páginas
1
1- O ESTUDO DA QUÍMICA

Por que o gelo derrete e a água evapora? Por que as folhas mudam de cor no outono ou como as baterias geram eletricidade? Por que os alimentos levam mais tempo para deteriorarem-se quando mantidos sob refrigeração?
A Química fornece as respostas para essas e outras incontáveis perguntas. A química é o estudo das propriedades dos materiais e das mudanças sofridas por estes.
Um dos prazeres de aprender química é que os princípios químicos estão presentes em todos os aspectos de nossas vidas, desde atividades cotidianas como acender um fósforo até as mais complexas como o desenvolvimento de novos materiais para avanços tecnológicos.
A química envolve o estudo das propriedades e do comportamento da matéria.
Matéria é o material físico do Universo, é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
A matéria é constituída por substâncias básicas ou elementares, chamadas elementos
Químicos.
Os elementos são constituídos por átomos, que podem combinar-se para formar as moléculas. 1.1. SUBSTÂNCIAS, ELEMENTOS, COMPOSTOS E MISTURAS

Elementos – Não podem ser decompostos em substâncias mais simples. Em nível molecular cada elemento é composto por apenas um tipo de átomo. São representados por símbolos. Ex: Prata = Ag; Ouro = Au; Ferro = Fé; Hidrogênio = H.
Compostos – São constituídos por dois ou mais elementos ligados entre si. São representados por fórmulas. Ex: gás oxigênio= O2; gás carbônico = CO2; água = H2O.

2
Compostos formados por um único tipo de elemento são chamados de substâncias
Simples e aqueles formados por dois ou mais tipos de elementos são chamados de substâncias compostas. A composição de uma substância é definida.
Mistura – Combinação de duas ou mais substâncias na qual cada uma mantém sua própria identidade química. As propriedades individuais são mantidas. A composição de uma mistura é variável. Isto representa um processo físico. Uma mistura pode ser homogênea (apresenta apenas uma fase). Neste

Relacionados