Fdff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Henry Ford

A importância de Ford é imensa na história da indústria, pois ele inventou a montagem em série na produção de automóveis, o chamado Ford ismo. Além disso, ele instituiualtos salários para os seus funcionários. Criou também o sistema de franquias, com várias empresas filiais espalhadas por todo o país e em vários continentes.
A experiência de Ford comas máquinas começou na fazenda de seu pai, quando ele consertava as máquinas de transporte.
Ford inovou no tratamento com os funcionários, reduzindo as horas de trabalho eincentivando-os com sucessivos aumentos de salários. Ainda repartiu o controle acionário com os empregados, considerado algo revolucionário para a época.
Henri Fayol
O francês Henri Fayol foi dosprimeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planear; organizar; comandar; coordenar; e controlar. Fayol defendia que osmesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.
Seu modelo deadministração baseava-se em seis funções ou áreas: produção, comercial, contabilidade, gestão, administrativa e segurança.

Fayol direcionou seu trabalho para empresa como um todo,procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por Taylor e Ford.

Adam Smith
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teóricodo liberalismo econômico.
Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedoreslevaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.
Frederick Taylor...
tracking img