Fdfdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A lei geral da acumulação capitalista

A unidade de produção capitalista, organizada para a produção é composta pelos meios de produção e pelo fator trabalho, respectivamente, capital fixo e capital variável. Ao fator trabalho é imputada uma forma de produção extensiva até certo limite, seguido de uma forma intensiva, mediante a mecanização do processo fabril. Essas duas formas de produçãogeram um excedente que equivalem a uma produção ampliada, com maior valor de uso gerado pelo maior número de produtos acabados. A elevação do produto bruto gera uma redução do preço da mercadoria individual, dando assim maiores condições de absorção pela sociedade de tais produtos e gerando pela a partir da demanda os meios de pagamento da produção.
A mais-valia obtida amplia o capital variávelalocado na unidade de produção, ora no setor de origem, ora em novos mercados que oferecem a oportunidade de ampliação do capital. A avidez do capital por novos mercados geram demanda por mão de obra que equivale a aumento dos salários. A ampliação dos salários equivale a elevação das condições de subsistência e aumento da prole. Este aumento da natalidade gera ampliação do contingente assalariadoque forma uma massa de pobres laboriosos. A força de trabalho ocupada gera uma mais valia menor devido aos salários mais altos, o que leva a um grau de acumulação menor, seguido de uma redução na demanda por capital variável. Essa menor demanda por trabalho é inversa à alta oferta de trabalho gerada pela grande massa de pobres. Logo os salários tornam-se menores. O mecanismo do processo deprodução, elimina assim seus entraves para o maior acumulo do capital.
A condição para a elevação dos salários em um dado setor é então função do contínuo crescimento da acumulação por via da geração de mais valia associada à velocidade deste crescimento ao longo do tempo. Visando aumentar seu crescimento acumulativo o capitalista busca maior produtividade que passa a ser garantida pelas inovaçõestécnicas que reduzem o custo variável e elevam a formação bruta de capital constante, gerando dessa forma elevação escalar da produção, por meio de um maior nível de produtividade do trabalho.
A elevação do grau de produtividade do trabalho social logo se amplia ao longo do tempo gerando um volume relativo da produção global. Esse excedente gera uma maior massa dos meios de produção que por sua vezgera a elevação do volume de produtividade. Essa dinâmica reduz a necessidade do fator trabalho.
Essa redução é representada pela reduzida proporção do fator trabalho em relação aos meios constantes. Ainda assim, com a produção acelerada de mais valia o capital perpetua sua acumulação.
Forma-se o capital social que é composto pelo capital global setorial e que em cada setor registra umaconcentração de capitais individuais que operam em regime concorrencial, formando capitalistas autônomos formados a partir da partilha do capital. A batalha concorrencial é travada com base no abarrotamento de mercadorias, que depende do grau de produtividade do trabalho, baseado cada vez mais na mecanização em detrimento da força de trabalho.
Este capital individual amplia seu desenvolvimentoeconômico ao longo do tempo, ampliando o nível de capital que segundo a produção gera acumulação, ampliação da concorrência e desenvolvimento dos mecanismos de crédito. Enquanto os grandes setores são ferozmente disputados, os setores relegados pelo grande capital é ocupado pelos pequenos capitalistas. Nestes “vácuos” ocupados por pequenos capitalistas a ampliação da concorrência tende a centralizaçãodo capital na mão de poucos agentes. O sistema de credito é determinante para essa centralização.
Observando o fenômeno da centralização, nota-se que na composição da distribuição dos capitais individuais existentes, ocorre uma mudança quantitativa, que tende a formação de um capital único por via de fusões, fazendo este capital gerar um processo centrifugo de atração dos capitais...
tracking img