fdfdd

3958 palavras 16 páginas
Volkswagen está na mente de 40% dos consumidores.
A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) realizou em parceria com a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas, a sexta edição de uma pesquisa que avalia a força das marcas baseada na lembrança e fidelidade do consumidor em diversas categorias. O estudo Top Brands Força de Marca foi conduzido pela Quest Pesquisa de Mercado e Marketing com o objetivo de fornecer às empresas uma oportunidade de aprimoramento da gestão de suas marcas.
Os principais tópicos e os resultados obtidos na pesquisa foram apresentados durante o Fórum Internacional ABA Branding 2009, que aconteceu em São Paulo. “Esta pesquisa foi criada para estimular e incentivar a discussão sobre a gestão e evolução das marcas no mercado brasileiro”, diz Marcos Machado, sócio-diretor da Top Brands. Com 1640 entrevistas via telefone, a pesqusia foi feita nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador.
A amostra foi dividida por sexo, idade e classe social e foram avaliadas 17 categorias de produtos e serviços para que pudessem ser feitas comparações entre diferentes setores. As categorias avaliadas foram automóvel (fabricante e modelo), bancos, cartões de crédito, leite condensado, televisores, jornal, biscoitos, telefonia fixa e móvel, planos de saúde, postos de combustível, companhia aérea, emissora de TV, revistas, provedor de internet e supermercados.
Pesquisa classifica consumidores por grupos
De acordo com Machado, o estudo aborda ainda a confiança, a satisfação e a intenção de recompra dos consumidores, para que se tenha uma análise mais profunda da real força das marcas. A pesquisa oferece também o Índice de Fidelidade ou Adesão à marca com base na satisfação e intenção de recompra.
Para obter melhor resultado, os consumidores são classificados em quatro grupos: os defensores – que compram, recomendam e defendem a marca -; os satisfeitos – que voltam a comprar, mas não defendem a marca

Relacionados

  • fdfdd
    1769 palavras | 8 páginas