FCAWXSMAW

2129 palavras 9 páginas
Processo SMAW X FCAW
Introdução
-Solda a arco elétrico
O processo de soldagem a arco elétrico recebe esse nome pelo tipo de fonte de energia usada para fundir as peças, ou seja, fonte de energia: arco elétrico.
Atualmente são os de maior importância industrial.
A temperatura do arco elétrico atinge valores de até 6000ºC. Seu calor intenso e concentrado solda rapidamente as peças e leva o material de enchimento até o ponto de fusão. Nesse estado, os materiais se misturam e, após o resfriamento, as peças ficam soldadas.

Figura 1: Solda a arco elétrico

São vários os processos de soldagem a arco elétrico: ao arco submerso, com eletrodos revestidos, com arame tubular, MIG/MAG, a plasma, TIG.

Objetivos

Com foco nos parâmetros de ganhos de produtividade envolvidos na execução da soldagem de aço carbono, com base na norma AWS A5.1, A5.5 e A5.4, para eletrodo revestido e com base na norma AWS A5.20,A5.22 e A5.29, para arame tubular. E nos procedimentos metodológicos de pesquisa, têm-se como objetivo neste trabalho analisar e comparar os processos referentes a utilização do processo de soldagem Eletrodo Revestido, em relação ao processo de soldagem Arame Tubular, para a soldagem de Chapas de aço carbono ASTM 1020, com dimensões (200X50X6) [mm].

Métodos

-Soldagem com Eletrodo Revestido
ER (Shielded Metal Arc Welding – SMAW Uma escória, que é formada do revestimento do eletrodo e das impurezas do metal de base, flutua para a superfície e cobre o depósito, protegendo esse depósito da contaminação atmosférica e também controlando a taxa de resfriamento. O metal de adição vem da alma metálica do eletrodo (arame) e do revestimento que em alguns casos é constituído de pó de ferro e elementos de liga.

Figura 2 e 3: Processo de soldagem com eletrodo revestido

A soldagem com eletrodo revestido é o processo de soldagem mais usado de todos, devido à simplicidade do equipamento, à resistência e

Relacionados