Fc8855

4475 palavras 18 páginas
Pra Frente Brasil
Ditadura militar, identidade e Copa de 70
Camila Konrath Pereira

RESUMO

A partir da leitura do filme Pra Frente Brasil e O ano em que meus pais saíram de férias, o presente artigo busca estabelecer uma análise sobre o futebol e a ditadura militar durante a Copa do Mundo de 1970. O objetivo é investigar o período violento do regime e o quanto foi encoberto naquela época, além de entender o papel político e social do futebol na coletividade. As questões que coloco são as seguintes: Como ocorre a construção da relação entre pátria, governo e futebol durante a Copa de 70? Qual a realidade construída pelos filmes analisados? Qual o papel do futebol na construção da identidade brasileira?

Palavras-chave: Pra Frente Brasil; identidade; ditadura militar; Médici; Copa do
Mundo.

ABSTRACT

From Pra frente Brasil and O ano em que meus pais saíram de férias film’s reading, the current article seeks to establish an analysis on football and the military dictatorship during 1970’s World Cup. The purpose is to investigate the regime violent period and how much was covered at that time, besides understanding football’s social and political role in the collectivity. The matters I pose are:

How occurs the

construction

of

the

relationship

between

homeland, government and football during 1970’s World Cup? What is the reality constructed by the films analyzed? Which is the football role in brazilian identity construction? Keywords: Pra frente Brazil; identity; military dictatorship; Médici; World Cup.
INTRODUÇÃO

O tema histórico da ditadura militar continua sendo alvo de análise e reflexão por ter bordado marcas e controvérsias nos vinte anos de sua existência.
Herdamos um mal estar por excesso de memórias, imagens e registros de desrespeito aos seres humanos. As perguntas não respondidas ainda atormentam a população e causam angústia naqueles que gostariam de justiça e reparação e as que gostariam de

Relacionados