fbgjvxvv

316 palavras 2 páginas
Trab por Pedro Furbino 1. Embora sejam usadas muitas vezes como sinônimos, que significados específicos possuem a palavra moral e ética?
A palavra moral vem do latim mos, mor-, "costumes", erefere-se ao conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma dada comunidade ou cultura. Como as comunidades humanas são distintas entre si, tanto noespaço quanto no tempo, os valores também podem ser distintos de uma comunidade para outra, o que origina códigos morais diferentes. Pertence ao vasto campo da moral a definição sobre questões fundamentais,como: O que devo fazer para ser justo? Quais valores devo escolher para guiar minha vida? Há uma hierarquia de valores que deve ser seguida? Que tipo- de ser humano devo ser nas relações comigomesmo, com meus semelhantes e com a natureza? Que tipo de atitudes devo praticar como pessoa e como cidadão?
Assim, o ser humano age no mundo de acordo com valores, isto é, a partir daquilo que temmaior importância ou é prioridade para ele segundo certos códigos morais. Isso significa que as coisas e as ações que um indivíduo realiza podem ser hierarquizadas conforme as noções de bem e de justocompartilhadas por um grupo de pessoas, em um determinado momento. Em outras palavras, o ser humano é um ser moral: um ser capaz de avaliar sua conduta a partir de valores morais.
A palavra ética, porsua vez, vem do grego ethikos, "modo de ser", "comportamento". Portanto, etimologicamente os dois termos querem dizer quase a mesma coisa. No entanto, ética designa mais especificamente a disciplinafilosófica que investiga o que é a moral, como ela se fundamenta e se aplica. Ou seja, a ética estuda os diversos sistemas morais elaborados pelos seres humanos, buscando compreender a fundamentação dasnormas e interdições (proibições) próprias a cada um e explicitar seus pressupostos, isto é, as concepções sobre o ser humano e a existência humana

Relacionados