fbdfdf

1536 palavras 7 páginas
O café chegou ao Brasil por volta de 1727, trazido pelo capitão Mor Francisco de Melo Palheto. Veio das guianas para Belém do Pará, onde foi cultivado de forma artesanal, ou seja, nos quintais das residências. Foi somente a parti do século XIX no sudeste brasileiro que ele se desenvolveu de fato. Que fatores contribuíram para o desenvolvimento da cafeicultura no sudeste brasileiro?

Até frutificar, a planta depende muito das condições naturais. Foi no Rio de Janeiro, principalmente nas regiões mais elevadas, que o arbusto encontrou essas características ideais para o cultivo, como solo e clima. Além disso, também havia recursos monetários promissores para sua produção nesse local

-A formação de um grande mercado consumidor na região devido, principalmente, ao grande número de trabalhadores empregados nas lavouras de café;

A presença de uma ampla rede de transportes formada, basicamente, pelas ferrovias, construídas para escoar a produção de café, e também pelos portos, de onde esse produto era exportado;
- A existência de numerosa mão-de-obra, constituída por muitos imigrantes europeus que trabalhavam na cafeicultura, sendo que alguns já possuíam experiência no trabalho industrial, adquirida em seus países de origem.

2 – Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro se destacaram na produção de café. a) Mostre como se desenvolveu a produção de café na baixada fluminense (RJ)

O plantio sistemático do café só se desenvolveu pelas regiões férteis do território fluminense, sendo a parti de 1760 que passaram a ser cultivadas as primeiras remessas deste produto.
. O terreno úmido e pantanoso da Baixada Fluminense era ricamente adaptado às exigências do novo gênero agrícola. Em breve espaço de tempo, o Rio de Janeiro ficou em uma posição de pioneiro do cultivo e na venda do café. No fim do século XVIII, as regiões da Tijuca, da Gávea e do Corcovado já estavam tomadas pelas plantações.
Preservando as características de nossa economia

Relacionados