Fazer resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UM ESTUDO SOBRE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL NA CONCEPÇÃO DE DIFERENTES AUTORES
Súsi M. Barcelos e Lima , Adriana Gaffrée Burns Albano
RESUMO O presente artigo discorre sobre os conceitos de cultura e clima organizacional com intuito de enfatizar a relevância destes como condição sine qua non para uma intervenção organizacional contextualizada e capaz de promover mudanças organizacionaisconsistentes.
1 2

ABSTRACT
The present paper aims to present the organizational culture and climate concepts in order to emphasize their relevance as a sine qua non condition for a organizational intervention which is in the context and able to provoke consistent organizational changes.

1 INTRODUÇÃO Antes de explanar sobre clima e cultura organizacional é imprescindível conceituar o termoorganização. Pode-se dizer que organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas onde, devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria. Portanto, as organizações se constituem nessa interação que faz com que elas sejam dinâmicas e complexas, ouseja, um organismo vivo. Assim, pode-se compreender porque a definição etimológica do termo é organom = órgão. Ao ingressar em um sistema organizacional produtivo, o indivíduo busca, de modo geral, satisfazer tanto suas necessidades de pertencer a um grupo social quanto de se autorealizar. No entanto, sabe-se que estes objetivos nem sempre são alcançados, visto que existem inúmeros fatores quepermeiam as relações de trabalho e influenciam na satisfação dessas necessidades. Pode-se dizer, ainda, que um dos fatores mais complexos e potentes nesse sentido é própria subjetividade humana, ou seja, as motivações, interesses, valores, história de vida, modo de relacionar-se, enfim a singularidade de cada sujeito que influencia o grupo como um todo. Confirmando essa visão Moscovici (1997) afirmaque: “A maneira de lidar com as diferenças individuais cria um certo clima entre as pessoas e tem forte influência sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de comunicação, relacionamento interpessoal no comportamento organizacional e na produtividade.” Sendo assim, o relacionamento interpessoal e o clima dos grupos podem trazer satisfações ou insatisfações pessoais ou grupais,repercutindo na organização em sua totalidade. Neste sentido é que o conjunto de preceitos, políticas administrativas, valores e crenças é que dão forma ao modo especial e único de como as pessoas agem e interagem dentro de uma organização e conseqüentemente colaboram para o estabelecimento de uma cultura e clima organizacional.

1

Psicóloga especialista e mestranda em Saúde Pública cursandoespecialização em Gestão de Recursos Humanos. E-mail: slim@urcamp.tche.br 2 Psicóloga cursando especialização em Gestão de Recursos Humanos. E-mail: classea@alternet.com.br

Rev. CCEI - URCAMP, v.6, n.10, p. 33-40 - ago., 2002

33

Para que se possa compreender e intervir melhor em uma organização se faz necessário investigar e estudar sua cultura e clima organizacional considerando o contextohistórico e cultural em que ela está inserida. É mister pontuar que existe uma interferência real da cultura nacional, regional e até mesmo inter-regional na cultura da organização propriamente dita, que se dá nos relacionamentos, padrões de conduta, forma de administração, enfim, preceitos de cada organização. Na segunda seção desse artigo é feita a explanação dos conceitos de clima e culturaorganizacional esclarecendo também, a diferença existente entre ambos. Na seção seguinte, a cultura nacional brasileira é abordada como um fator de grande influência em cada organização e por isso se torna absolutamente necessário conhecer o contexto em que os sistemas sociais produtivos estão inseridos. A quarta seção é dedicada a expor a necessidade de se compreender as peculiaridades da cultura e...
tracking img