Fazenda nova-pernanbuco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A OIT (Organização Internacional do Trabalho), foi criada em 1919, como parte do tratado de Versalhes, tem uma estrutura tripartite composta por representantes de governos e de organizações de empregadores e dos trabalhadores. E tem como princípios básicos, que o trabalho e fonte de dignidade, de que o trabalho não é uma mercadoria, que a pobreza em qualquer lugar é uma ameaça à prosperidade detodos e que todos os seres humanos tem o direito de perseguir, seu bem estar material, em condições de liberdade e dignidade, segurança econômica e igualdade de oportunidades. A OIT tem uma influencia perpetua sobre a legislação de todos os países e deve ser considerada a consciência social da humanidade e responsável pela formulação e aplicação das normas internacionais do trabalho como asconvenções e recomendações.
A importância da OIT, para o mundo e de que a paz permanente só pode estar baseada na justiça social, onde conta com uma comissão de peritos composta por jurista, que analisam relatórios enviados por governos sobre as aplicações das convenções, o nosso Brasil e um dos membros fundadores da OIT e participar da Conferência Internacional do Trabalho desde suaprimeira reunião.
O trabalho decente conceito formalizado pela OIT em 1999, sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condições fundamentais para a superação da pobreza, da redução das desigualdades sociais, e a garantiada governabilidade democrática e do desenvolvimento sustentável.
À Agenda Nacional do Trabalho Decente – ANTD define três prioridades aos Países para a melhoria do trabalho decente: a geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento; a erradicação do trabalho escravo e eliminação do trabalho infantil, em especial as suas piores formas; e o fortalecimentodos atores tripartites e do diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática. E que durante o processo de implantação da agenda, deve ser consultada permanentemente, pelas organizações de empregadores, e de trabalhadores.
A política da Agenda Nacional do Trabalho, de definir as prioridades para desenvolver o trabalho descente, esta dando certo desde 2003 até os diasatuais, estas prioridade tiveram um grande avanço no nosso País, pois para se ter uma idéia em 1992, havia 8,42 milhões de trabalhadores com idade entre 5 e 17 anos. A uma década depois em meados de 2003 a 2007 esta taxa caiu significativamente, tendo uma queda 4,85 milhões cerca de quase 50% isto foi um avanço muito grande para a Organização Internacional do Trabalho e até hoje este númerocontinua caindo, chegando já a casa dos 2,98 milhões até o final de 2011, também tivemos outros avanços, como o crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho que de 56,7% em 1992, passou para 64,0% ate 2007 e que continua crescendo. Com este aumento da formalidade e da taxa de participação no mercado de trabalho, fez com que o desemprego caísse e que esses dados contribuí-se para aredução da pobreza e da desigualdade social.
Aqui na Região Norte, ainda se tem crianças trabalhando, gente recebendo migalhas e não salários, mulheres que são excluídas em empresas multinacionais, como ocorre em Manaus, no distrito industrial, tem gente trabalhando como escravos nas grandes fazendas de arroz nos Estados de Roraima e Rondônia, nas empresas clandestinas que produzem telhas,como e o caso do Estado do Pará, mas são alguns fatos, que podemos mudar denunciando aos órgãos competente; mais também na Região Norte, se avançou muito na forma de valorizar o trabalhador, visando seu bem social, em todos os aspectos como, saúde, educação, salários dignos e hoje já podemos dizer que temos um trabalho decente em muitos Estados desta nossa região.
O trabalho decente e...
tracking img