Fazag

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em nossa sociedade, é uma tendência do ser humano defender, em primeiro lugar, os interesses pessoais, desrespeitando muitas vezes os parâmetros da conduta ética.

O indivíduo que direciona seusobjetivos e interesses apenas para alcançar resultados para ele próprio, sobrepondo-se aos interesses daqueles que estão em seu convívio, revela menor consciência de grupo, dificultando o relacionamentocoletivo.

Para demonstrar a diversidade de pensamento e interesses que motivam a conduta humana, vejamos o exemplo que segue:

Dizem que um sábio procurava encontrar uma pessoa íntegra, emrelação a seu trabalho. Visitou uma obra e começou a indagar os que ali trabalhavam. Ao primeiro operário perguntou o que fazia e este respondeu que procurava ganhar seu salário. Ao segundo repetiu apergunta e obteve a resposta de que ele preenchia seu tempo. Finalmente, sempre repetindo a pergunta, encontrou um que lhe disse: estou construindo uma catedral para a minha cidade.

A este último, o sábioteria atribuído a qualidade de ser integral em face do trabalho, como instrumento do bem comum.

Os exemplos na vida diária confirmam a intolerância com relação ao outro. O indivíduo move-se apenaspara satisfazer objetivos no âmbito pessoal, particular. É tão comum, que foi possível acessar um caso concreto relatado no jornal Folha de São Paulo, enquanto elaborava este texto. Segue o fato:“Um aposentado está internado em estado grave, em Salvador (BA), depois de ter sido agredido na fila de um caixa eletrônico, na terça-feira (19). José Sérgio Fontes, que é diácono da Igreja Católica,levou um soco no rosto e teve traumatismo craniano. Um perito do Instituto Médico Legal (IML) foi preso, suspeito de ser o responsável pela agressão. Segundo testemunhas, a confusão começou quando avítima tentou evitar que o perito-técnico furasse a fila. Irritado, o suposto "penetra" teria agredido o aposentado. Ele está preso na Corregedoria da Polícia Civil”.

No campo profissional, as...
tracking img