Fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Clássica da Administração


Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Cientifica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clássica da Administração. Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que aorganização deveria possuir para ser eficiente. Na realidade, o objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações. Segundo a Administração Cientifica, essa eficiência era lançada por meio da racionalização do trabalho do operário e no somatório da eficiência individual.
Na Teoria Clássica, ao contrário, partia-se de todo organizacional e da sua estrutura para garantireficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como sessões, departamentos etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas). A microabordagem no nível individual de cada operário com relação à tarefa é enormemente ampliada no nível da organização com um todo em relação a sua estrutura organizacional.

A Obra de Fayol
Henry Fayol (1841-1925), o fundador daTeoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequências da Revolução Industrial e, mais tarde, da Primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde fez sua carreira. Fayol expôs sua Teoria de Administração no livro Administration Industrielle et Générale, publicado em 1916. Seu trabalho, antes da traduçãopara o inglês, foi divulgado por Uriwick e Gulick, dois autores clássicos.
Nos últimos anos de sua vida, Fayol dedicou-se a divulgar princípios de administração, que se baseava em sua experiência. Ele fundou o Centro de Estudos Administrativos, um dos resultados dessas iniciativas foi a circulação de 2.000 cópias de um panfleto que propunha a aplicação dos princípios de Fayol à administraçãomilitar.No último amo de sua vida ele comentou as relações entre suas ideias e as de Taylor, dizendo que deviam ser vistas como complemento.


As funções Básicas da Empresa
Apresenta seis funções:

1. Funções Técnicas: produção de bens ou serviços da empresa.
2. Funções Comerciais: compra, venda, permutação.
3. Funções Financeiras: procura e gerência de capitais.
4. Funções de Segurança:proteção e preservação de bens e das pessoas.
5. Funções Contábeis: inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Funções Administrativas: integração de cúpula das outras cinco funções. Coordenação e sincronização.




Para Fayol “nenhuma das cinco funções essenciais precedentes tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social, decoordenar os esforços e de harmonizar os atos. Essas atribuições constituem outra função, designada pelo nome de Administração”.



Papel dos gerentes

Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência na medida em que atende o objetivo primário de fornecer o valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores. Trabalho do dirigenteconsiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização.
Uma vez organizada uma empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer, suas funções precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial. Esse é o papel dos gerentes na visão de Fayol. Para assegurar o desempenho satisfatório dessepapel, Fayol indicou 16 deveres, enumerados:

I – Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução
II – Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa.
III – Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única.
IV – Harmonizar atividades e coordenar esforços.
V – Formular as decisões de...
tracking img