Fayol

Páginas: 3 (720 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
Jules Henri Fayol
Apresentação do Estudioso
Jules Henri Fayol, autor e criador da Teoria Clássica da Administração, nasceu no dia vinte e nove de julho do ano de 1841, em Istambul. Seus pais eramfranceses e André Fayol, seu pai, era contramestre de metalurgia.
Henri Fayol começou a sua carreira desde cedo. Quando ainda tinha apenas 19 anos era formado em engenharia de Minas e, por contadisso, passou a trabalhar na área, em uma companhia de metalurgia e minas. Ali, Henri teve a oportunidade de alavancar a sua carreira de engenheiro administrador, bem como, teve a possibilidade de setornar um teórico de gesto. O autor foi o pai da teoria da gestão, na realidade, ele foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão, comoo planejamento, o controle, a coordenação, a organização, dentre outros.
Objetivo de Fayol
Na clássica teoria, o autor revelou que existe uma ligação entre estratégia e teoria empresarial e, nessesentido, é imprescindível que haja o aprofundamento da gestão e o líder deve aprender a cultivar as qualidades necessárias. Henri Fayol também defendeu que era possível aplicar os princípios dateoria em qualquer tipo de empresa, ou seja, comercial, industrial, religiosa ou governamental.
O autor francês, em seus estudos e pesquisas, destacou que a empresa é como uma organização que deve iniciarcom uma estratégia, um plano e que, para isso, o administrador deve definir os seus objetivos para poder praticar o seu plano de administração. O líder é aquele que atua de forma firme, controlando,definindo, mantendo a ordem da sua organização.
Princípios Positivos da Teoria

Paralelamente aos estudos de Taylor, o engenheiro francês Henry Fayol defendia princípios semelhantes na Europa.Fayol relacionou quatorze princípios básicos, que podem ser estudados de forma complementar a de Taylor.

·         Divisão do Trabalho – a especialização dos funcionários, dos executivos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fayol
  • fayol
  • Fayol
  • FAYOL
  • Fayol
  • Fayol
  • Fayol
  • Fayol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!