Fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Define-se intoxicação como a interação entre o organismo e substâncias tóxicas, sendo estas causadoras de efeitos negativos ou destrutivos ao indivíduo.
Praticamente qualquer substância, se ingerida em grandes quantidades, pode ser tóxica. Porém, entre os mais de 12 milhões de produtos químicos conhecidos, menos de 3.000 causam a maior parte das intoxicações. Os idosos e as crianças sãoparticularmente vulneráveis à intoxicação acidental.
Os sintomas de intoxicação dependem do produto, da quantidade ingerida e de certas características físicas da pessoa que o ingeriu. Algumas substâncias não são muito potentes e exigem uma exposição contínua para que ocorram problemas. Outros produtos são mais tóxicos e basta uma gota sobre a pele para causar graves problemas.
Asgrandes cidades possuem serviços de informação e orientação chamados Centros de Controle de Intoxicação (CCI), geralmente ligados a hospitais das cidades. A maioria deles fornece, por via telefônica, dicas e procedimentos para casos de intoxicação, além de indicar o hospital mais apto a receber a vítima.
Outras informações, como: tipo de trabalho, hábitos alimentares e até frascos demedicamentos ou rótulos encontrados ao redor da vítima são fortes indicações do tipo de agente tóxico.
Em situações de intoxicação, os primeiros socorros têm como objetivos: dar suporte às funções vitais da vítima (respiração e circulação); diminuição do contato (atuando com medidas gerais de desintoxicação); aquecimento da vítima; e a prevenção de novos agravos (convulsões e estado de agitação).Os agentes tóxicos podem entrar em contato com o corpo de uma pessoa de várias formas:
Pela boca, por ingestão – Como é o caso dos medicamentos e os produtos de uso doméstico;
Pela respiração, por inalação – Gases, solventes e sprays;
Pela pele, por absorção – contato com inseticidas, ácidos, animais e plantas;
Por injeções, pela via parenteral – drogas;Mordeduras, com inoculação de veneno local – picada de animais peçonhentos, insetos, etc.

1 – Intoxicação por ingestão

1.1– Intoxicação por alimentos:
Mesmo os alimentos podem provocar intoxicação. Popularmente conhecida como intoxicação alimentar é geralmente decorrente da deterioração dos alimentos por bactérias e do armazenamento inadequado, embora possam ser contaminadas também poragentes químicos. Seus sinais e sintomas mais comuns são: enjôo, cólicas abdominais, diarréia, suor abundante, palidez e febre.


1.2– Intoxicação por ingestão de agentes tóxicos:
Em casos de ingestão acidental por agentes tóxicos pode-se observar os seguintes sinais e sintomas: queimaduras ou manchas ao redor da boca; respiração ou hálito com cheiro de veneno; salivação excessiva ouespuma pela boca; dor na boca ou garganta; suor excessivo; dentre outros.
O tratamento mais comum para os casos de ingestão acidental de substâncias tóxicas consiste em ministrar grandes doses de carvão ativado ao paciente, pois esse produto tem a capacidade de absorver os elementos tóxicos que se encontram em suspensão em seu aparelho digestivo.


2– Intoxicação por inalação

Um dosagentes tóxicos mais comuns é o monóxido de carbono proveniente dos veículos e dos incêndios ativos. Este tipo de gás acumula-se em ambientes mal ventilados, sendo comum em locais onde se utilizam fogões a carvão e em garagens fechadas com veículos ligados. Ele provoca a morte por depressão respiratória, lenta e gradualmente. Seus principais sinais e sintomas são: dor de cabeça, tontura e náuseas;dificuldade respiratória, tosse e pele azulada; inconsciência.
Outros possíveis venenos inalados são cloro, amônia, produtos químicos agrícolas e praguicidas em spray. 
Em caso de suspeita que a vítima inalou algum veneno, o socorrista deve se aproximar da mesma com atenção, pois poderá intoxicar-se também. O mesmo deve observar se a roupa da vítima está molhada, pois muitos...
tracking img