Fayol - processo administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fayol – Processo Administrativo

Quem foi Fayol?

Henry Fayol foi um Engenheiro de Minas e Administrador Francês, nascido na França no ano de 1841, foi um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração.
Uma das ideias básicas da administração é a definição: “administrar é planejar, organizar, executar, liderar e controlar”. Definição essa da escola do processo administrativo, ou enfoquefuncional da administração.
Fayol era um dos integrantes da escola clássica da administração. Em 1860, Fayol foi contratado para trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault, onde passou toda sua vida nessa empresa, aposentando-se como diretor geral, em 1918. Em 1888, quando foi promovido a essa posição, a empresa estava à beira do desastre. Os acionistas não recebiamnenhum dividendo desde 1885, as fábricas só produziam prejuízos e as minas de carvão estavam quase exauridas. Ele conseguiu mudar esse quadro, fechando unidades deficitárias, lançando novos produtos e adquirindo novas minas de carvão. Aos 77 anos, quando se aposentou, havia conseguido fazer uma empresa extremamente bem-sucedida.
Em 1916, aos 75 anos, Fayol publicou o livro Administração geral eindustrial. Mas só se tornou conhecido em 1949, com o título General and industrial management.
Segundo Fayol a administração é uma função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição, e baseasse em cinco funções: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
Fayol diz também que a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos(família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle, por isso ele criou e divulgou sua própria teoria, a qual começa por dividir a empresa em seis atividades ou funções distintas.
Veja na figura.


1. Comercial (compra, venda, troca)
2. Financeira (procura e utilização de capital)
3. Administrativa (planejamento,organização, comando, coordenação e controle)
4. Segurança (proteção da propriedade e das pessoas)
5. Contábil (registro de estoques, balanços, custos, estatísticas)
6. Técnica (produção manufatura).

Fayol disse que a administração era a mais importante de todas as funções e a definiu da seguinte maneira:

* Planejamento (previsão): examinar o futuro e traçar um plano de açãoa médio e longo prazo.
* Organização: montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.
* Comando: manter o pessoal em atividade em toda a empresa.
* Coordenação: reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço.
* Controle: cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as ordens.
Segundo Fayol a empresa era como um sistema racional deregras e de autoridade, que justifica sua existência na medida em que atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores. Ideia aplicada a qualquer tipo de organização, embora Fayol tivesse usado como ponto de partida uma empresa industrial. O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuirresponsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequencia lógica.
Uma vez organizada uma empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer, suas ações precisam de coordenação e suas tarefas de controle gerencial. Esse é o papel do gerente na visão de Fayol. Para assegurar o desempenhosatisfatório desse papel, Fayol indicou 16 deveres e 14 princípios que devem ser seguidos para uma administração eficaz.

Os dezesseis deveres dos gerentes, segundo Fayol

1 – Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução.
2 – Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa.
3 – Estabelecer uma autoridade...
tracking img