Fayl, taylor e mayo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Mito:

Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmenteexistiram.

Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado. A maneira de colocar em ação o mito é através dos ritos, em cerimônias, danças, sacrifícios e orações.

Mito nem sempre é utilizado na simbologia correta, porque também é usado em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou cientifico. Porem, acontecimentoshistóricos podem se transformar em mitos, se tiver uma simbologia muito importante para uma determinada cultura. Os mitos têm caráter simbólico ou explicativo, são relacionados com alguma data ou uma religião, procuram explicar a origem do homem por meio de personagens sobrenaturais, explicando a realidade através de suas historias sagradas. Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda.

Exemplos demitos: Zeus, Plutão, Apolo, Frank Sinatra, Pelé, Getulio Vargas, Elis Regina, Homem Aranha, El Cid, Super Man entre outros.

O que é verdade? Na época do surgimento da filosofia, aceitava-se como verdade o que a tradição, as autoridades e os deuses determinavam.
Ora, os primeiros filósofos buscaram um novo conceito de verdade — um verdade tão bem fundamentada que ninguém pudesse refutá-la. Eladeveria libertar o povo da autoridade arbitrária dos deuses, reis, oligarcas e tiranos, assim como das profecias enigmáticas dos sacerdotes.
A verdade procurada teria de ser um conhecimento definitivo, necessário e absoluto. Para um conechimento ter tais características, deveria abranger tudo o que existe no universo. Logo, seria um conhecimento universal. A verdade precisaria ser universal, válidapara todos. Uma verdade acima das particularidades, das raças, das nações, dos mitos regionais. Tomava-se consciência de que o homem almeja um conhecimento válido em todo o lugar.
A mentalidade mítica imaginava que a qualquer momento poderiam surgir novos deuses, novos heróis, e, o que é pior, novos monstros com poderes sobre-humanos. O homem vivia, pois, inseguro e temeroso da vida e da morte.Ora, a filosofia, naquele momento, veio libertar o homem da insegurança e do temor: quem descobre a ordem universal não tem medo de nada, pois tudo está previsto. Nem os deuses podem contrariar a verdade total.
Pela primeira vez em toda a história da humanidade, o ser humano formula interpretações da realidade cuja fundamentação não está na tradição ou na conformidade com os dizeres míticos, masna verdade argumentada da razão. É a filosofia.
Até então, em todas as culturas, o homem submetia o seu pensar aos mitos. O filósofo grego, diferentemente, acreditava que tinha a capacidade para formular interpretações próprias da realidade. Estariam erradas as afirmações tradicionais que as negassem.
A filosofia nasce, assim, com a convicção de que existem verdades humanas e universais queestão acima das críticas tradicionais. A busca da verdade filosófica significa, portanto, libertar-se do despotismo da classe dominante.
Pode-se perceber que, para criar um espaço na cultura grega, os filósofos buscam a verdade racional absoluta. Mas a história da filosofia ocidental irá demonstrar que essa verdade absoluta não existe. De fato, existem várias filosofias ligadas aos eventos históricose aos diferentes interesse sociais.

Verdade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

[pic]Nota: Para outros significados, veja Verdade (desambiguação).





A busca pela verdade é um caminho contínuo.

A palavra verdade pode ter vários significados,[1][2] desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às...
tracking img