Favoritas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da leitura no meio acadêmico


Em nossa sociedade, a busca pela informação e pelo conhecimento é um processo contínuo. O conhecimento pode ser encontrado através da leitura e esta, por sua vez, possibilita formar uma sociedade consciente de seus direitos e deveres; possibilita que estes tenham uma visão melhor de mundo e de si mesmos.

A leitura não deve ser apenas um processomecânico de repetição das palavras, mas da compreensão destas e do contexto que as envolve. O aprendizado da leitura está presente em todas as fases da vida, iniciando-se na infância, quando se tem a primeira percepção de mundo e segue através da leitura da palavra propriamente dita.

“Ler é uma operação inteligente, difícil, exigente, mas gratificante (...). Ler é procurar ou buscar criar acompreensão do lido.” (FREIRE, 1997, p.20).

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todosestes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.

Diariamente, acontecem diversas situações que requerem o uso da habilidade de leitura. No mundo moderno e globalizado, inúmeras tarefas dependem dela, desde ler uma placa na rua, pegar o ônibus certo até ler uma bula de medicamento corretamente. Em todos esses momentos a leitura estará presente.

Ler é umahabilidade que faz parte do nosso dia-a-dia, entretanto, por mais comum que possa parecer a realização da leitura, essa tarefa não é tão simples como pode ser julgada. A leitura pode ser sinônima de apenas decifrar os signos do alfabeto, juntar as palavras e sentenças, sendo esse tipo de leitura o suficiente para que haja o mínimo de comunicação entre as pessoas. Porém, dentro de uma visão maisabrangente, ler significa, fundamentalmente, compreender o que foi lido. Não basta somente decodificar, é preciso que o leitor se contextualize e atribua significado à sua leitura. Quando um leitor atinge esse nível de compreensão é considerado fluente ou proficiente, desde que também sejam agregadas outras habilidades relevantes, tais como, a velocidade, a criticidade, a criatividade e a motivação(KOPKE FILHO, 2001; SANTOS, 1990; VINCENTELLI, 1999).

O ato de ler e o de aprender são duas realidades muito próximas, portanto indissociáveis, interferindo-se mutuamente. Dominar a leitura e ser um leitor proficiente conduz o aluno a uma atitude ativa, dinâmica e crítica em relação ao conhecimento.

Segundo Luckesi (2000, p. 25), “a leitura é um processo que se faz dinamicamente, processando adecodificação mecânica de símbolos gráficos, entendendo a mensagem, posicionando-se criticamente sob ela.”.

Para a efetiva compreensão de um texto, é preciso que haja uma relação entre texto e contexto. Para que o estudo seja produtivo não se deve fazer apenas uma leitura mecânica de determinado texto, mas é preciso ter uma postura de análise crítica em relação a este. No texto, além dacompreensão é preciso ter uma postura constante de busca e compreensão da leitura. O ato de estudar requer uma relação de diálogo com o autor. Leitura e compreensão são atividades importantes dentro da aprendizagem.

Segundo Edmir Perrotti apud Maricato (2005 p. 25), quanto mais cedo as crianças tiverem contato com histórias orais e escritas, maiores serão as chances de gostarem de ler.

A leituraé importante em todos os níveis educacionais. Portanto, deve ser iniciada no período de alfabetização e continuar nos diferentes graus de ensino. Ela consiste numa forma de interação entre as pessoas de qualquer área do conhecimento.

É sabido que a leitura representa um grande passo para aquisição do conhecimento, pois é por meio dela que se adquire uma percepção singular do mundo. Além...
tracking img