Favnh nj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil poderá contar, em alguns anos, com novas fontes paraprodução de etanol, que tem como matéria-prima, basicamente, a cana-de-açúcar.
 A Embrapa Cerrados - unidade da Empresa Brasileira dePesquisa Agropecuária,localizada em Planaltina (Distrito Federal) - coordena, desde o ano passado,pesquisas para avaliar fontes de biomassa que podem ser usadas para produzir ochamado etanol de segundageração. O objetivo é dominar novas tecnologias paraa produção do bioetanol e tornar o País referência mundial no assunto.
 
 As pesquisas da Embrapa Cerrados avaliam o uso de gramíneasforrageiras(usadas na alimentação animal), sorgo, bagaço e a palhada da cana. Também háestudos com espécies de árvores (pinus, eucalipto) e duas espécies da Amazônia:tachi-branco e paricá, como fontes alternativasde biomassa para produção deetanol.
 
O etanol produzido da cana-de-açúcar é obtido pela fermentação de açúcarespresentes no caldo, obtido pela moagem da planta. Como resultado dessaspesquisas, aperspectiva é que açúcares complexos, como a celulose ehemicelulose existentes na composição das plantas, possam também serconvertidos no etanol de segunda geração.
 
De acordo com o pesquisador daEmbrapa Cerrados Marcelo Ayres, que coordenao trabalho, a escolha das espécies para o estudo buscou contemplar plantas maisadaptadas às condições da região do Cerrado e que apresentem grandepotencialde produção de biomassa. Outra vantagem é que já existem estudos anterioresque indicam o manejo desses cultivos.
 
No caso das gramíneas forrageiras, por exemplo, a Embrapa lançou cultivaresdebraquiária, como a cultivar Marandu, que ocupa mais de 30 milhões de hectaresno Brasil. "Ela é muito adaptada às condições climáticas do Cerrado e pode serplantada até mesmo onde a cana não pode", explicaAyres.
 
O processo de produção do etanol de segunda geração é composto por duasetapas. Na primeira delas, as longas cadeias de celulose e hemicelulose sãoquebradas - por hidrólise enzimática ou...
tracking img