Favelas no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de favelas no Brasil
















São Paulo
2012












Favelas




Trabalho de Sociologia do 2° ano A do Ensino Médio, apresentado ao Colégio Luterano São Paulo – COLUSP, sob orientação do Prof. Douglas.









São Paulo
2012








SUMÁRIO


INTRODUÇÃO......................................................................................................... 04

DESEnVOLVIMENTO DO TRABALHO.............................................................. 05

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................. 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................... 12






INTRODUÇÃO

O trabalho realizadotratará sobre a origem de favelas, o tipo de material utili-zado para a construção, o índice de violência, as necessidades, o cotidiano entre outras curiosidades.




























Morro do Papagaio

Origem do Morro do Papagaio

O Morro do Papagaio corresponde a um conjunto de quatro vilas localizadas na Zo-na Sul, região nobre, da cidade de BeloHorizonte. Sendo elas:

Vila Estrela;
Vila Santa Rita de Cássia;
Vila São Bento (também conhecida como Vila Carrapato ou Bicão);
Vila Barragem Santa Lúcia.
A formação do Aglomerado se deu no início do século XX e se intensificou a partir da década de 1960 e 1970, em função do acentuado êxodo Rural e a “promessa” de vida melhor que chegava da cidade, principalmente em função da ampla oferta deempregos, sobretudo sem qualificação. Segundo depoimentos dos moradores mais antigos; os primeiros moradores teriam sido descendentes de escravos da antiga Fazenda do Leitão, a qual pertenceu o atual casarão do Museu Histórico Abílio Bar-reto


Tipo de material usado nas construções da favela

O Morro do Papagaio foi construído em um terreno do Governo do Estado, são vá-rios barracos feitos debarros, de tábuas, tijolos e outros tipos de materiais. “O poder público é tolerante com as ocupações porque não há moradias para estas pessoas”, esclarece Maurício. Ainda assim, algumas favelas de Belo Horizonte, tem um históri-co de confronto com policia, como é o caso da Vila Cemig, no barreiro.


Índice de violência

A Paróquia Nossa Senhora do Morro, Aglomerado Santa Lúcia, luta há váriosanos em defesa dos Direitos Humanos e Combate à Pobreza no Morro do Papagaio e realiza no próximo dia 12 de outubro, a 9ª Caminhada pela PAZ e traz como propos-ta para este ano o desarmamento da comunidade local. “O alto índice de violência na região, tiroteios, drogas, assassinatos fez com que os moradores iniciassem esta Caminhada pela PAZ!” Diz o Padre Matozinhos (40), pároco do Morro doPapagaio. “Estamos propondo que todos aqueles que possuem armas de fogo em suas casas possam entrega-las a Policia Federal, vamos instruir as pessoas a este respeito, in-centivá-las a este gesto concreto em favor da PAZ.” Completa o padre. Sabemos que muito mais deve ser feito para que a PAZ possa voltar, este é apenas mais um passo que vamos dar nesta direção. “Menos uma arma, menos uma vítima e maisvidas serão poupadas!” Acrescenta o Padre Mauro (41), idealizador do projeto. Faz parte dessa Campanha de Desarmamento o slogan: “Troque suas armas de morte pela Palavra da Vida!”

As principais necessidades

No próprio site existe um link que diz como você pode ajudar a comunidade: “Atual-mente em nossa comunidade existe um número grande de instituições que promo-vem ações de auxílio apopulação do Morro do Papagaio.
Estas instituições necessitam por vezes de apoios que variam desde suporte materi-al/financeiro, até mesmo de uma outra espécie de ajuda que talvez seja a de mais valor: a vontade de pessoas de auxiliarem com suas ideias, força e dedicação.
Nesta seção você encontrará a relação das entidades de nossa comunidade que buscam por apoios. Caso você seja integrante de alguma...
tracking img