Fauvismo (fovismo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fauvismo

O que é?
O fovismo ou fauvismo (do francês les fauves, "as feras", como foram chamados os pintores não seguidores do cânone impressionista, vigente à época). É uma corrente artísticado início do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimentoartístico em 1905.

Origem
Em 1905, em Paris, no Salon d’Automne, ao entrar na sala onde estavam expostas obras de autores pouco conhecidos, Henri Matisse, Georges Rouault, André Derain, Mauricede Vlaminck, entre outros, o crítico Louis de Vauxcelles julgou-se pejorativamente entre as feras (fauves). As telas que se encontravam na sala eram, de fato, estranhas, selvagens: uma exuberância dacor, aplicada aparentemente de forma arbitrária, tornava as obras chocantes.

Características
O fovismo tem como características o primado das cores, uma elevada redução do nível de graduação dascores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica.
Caracteriza-se pela importância que é dada à cor pura sem misturá-la oumatizá-la, sendo a linha apenas um marco diferenciador de cada uma das formas apresentadas. A técnica consiste em fazer desaparecer o desenho sob violentos jatos de cor, luz e sol.
A cor passou a serutilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objeto representado,e sendo responsável pela expressividade das obras.
Segundo Henry Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o fovismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temasperturbadores ou deprimentes".
- Pincelada violenta, espontânea e definitiva;
- Ausência de ar livre;
- Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo...
tracking img