Fauna pernambucana

Introdução

O reino das plantas briófitas são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem em lugares úmidos e sombrios.O musgos e as hepáticas são os principaisrepresentantes desse reino, e ela também possui um grande processo de reprodução.

Conclusão
As Briófitas

Uma das características mais marcantes das briófitas é a ausência de vasospara a condução de nutrientes. Estes são transportados de célula a célula por todo o vegetal. É por isso que não existem briófitas muito grandes.
O transporte de água de célula a célula émuito lento e as células mais distantes morreriam desidratadas. Os musgos que são umas das principais especeis, formam uma espécie de tapete quando esta em conjunto, podendo forma uma ampla coberturasobre o solo, protegendo-o contra a erosão.
As briófitas não possui raízes ela ficam fixada no solo por meio de rizoides, que absorve a água e os sais minerais de que os vegetais necessita,elas também não possuem caule, tem uma haste denominada caulóide que não apresenta vasos para a condução da seiva. Suas "folhas" denominam-se filóides e são apenas partes achatadas do caulóide.Reprodução

A reprodução das briófitas apresenta duas fases: uma assexuada e outra sexuada.Os musgos verdes que podemos ver num muro úmido são plantas sexuadas que representam a fase chamada degametófito, isto é, fase produtora de gametas.
O gametófito masculino produz gametas móveis, com flagelos, chamados de anterozóides. Já o feminino produz gametas imóveis, chamados de oosferas. Levados pelasgotas de chuva, os anterozóides alcançam a planta feminina e nadam em direção à oosfera. Da união de um anterozóide com uma oosfera, surge o zigoto, que, sobre a planta feminina cresce e forma umembrião, que se desenvolve originando a fase assexuada chamada de esporófito, isto é, fase produtora de esporos.
O esporófito possui uma haste e uma cápsula, no interior da qual formam-se os esporos....
tracking img