Fauna de besouros de solo das marismas da ilha da pólvora, rio grande-rs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Com o objetivo de inventariar a fauna de Coleoptera presente nas marismas da ilha da Pólvora foi instalado 15 armadilhas do tipo Pitfall, distribuídas aleatoriamente pela a marismararamente alagada, durante o mês de novembro de 2009. Foi capturado um total de 121 besouros, dividido em 11 famílias. Sendo Staphylinidae a família mais abundante com 64 indivíduos, seguida por Nitidulidaee Scarabaeidae com 26 e 10 espécimes respectivamente. Euglenidae está entre as famílias menos abundantes com apenas um indivíduo coletado, porém este é o primeiro registro desta família para asmarismas brasileiras. A ilha da Pólvora abriga uma diversa fauna de coleoptera de solo devido ao estado de conservação de suas marismas.

Palavras chave: Coleoptera, Estuário, Pitfall.

INTRODUÇÃOInsecta é o mais diverso, abundante e dominante grupo de artrópodes (TRIPLEHORN & JOHNSON, 2005), estando distribuídos em numerosas comunidades que compreendem cerca de 70% das espécies animaisconhecidas. Por sua vez, a Ordem Coleoptera representa o grupo mais rico dentre os insetos, com 350.000 espécies descritas (MACEDO ET AL.. 2004), representando em torno de 40% do total de espécies deInsecta, e 30% de todas as espécies animais (LAWRENCE & BRITTON, 1991).
Os besouros podem ser encontrados nos mais variados hábitats e se alimentam de todos os tipos de matéria animal e vegetal (BORROR ETAL., 1992). São importantes dentro dos ecossistemas, atuando como polinizadores (KEVAN & BAKER, 1983; NOGUEIRA & ARRUDA, 2006), decompositores de matéria orgânica vegetal e animal (DIDHAM et al.,1996; NICHOLS et al., 2008) e dispersores de sementes (NICHOLS et al. 2008). Pela sua diversidade e abundância, os besouros representam grande parte da biomassa de um ecossistema, sendo umimportante recurso alimentar para diversos grupos de vertebrados, como aves, lagartos e pequenos roedores, além de outros invertebrados (SPEIGHT et al., 1999).
Embora coleoptera seja o grupo de animais...
tracking img