Fau-usp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAU – USP
Dados:
Obra: FAU-USP
Projeto: João Batista Vilanova Artigas e o Engenheiro Carlos Cascaldi,
Construção: 1961 - 1969
Área: 18600 m²
Revestimento de fachadas e área interna: ConcretoArmado
Localização: Rua do lago, 876 na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, no Butantã.

A FAU USP se tornou uma referencia na década de 1960 pela inovação das estruturas e técnicasconstrutivas usadas. O acabamento da Universidade e simples, toda a sua fachada e área interna são em concreto aparente tendo sua parte interna um acabamento mais acabado dando a impressa de “cimentoqueimado”.

São dois os revestimentos dos pisos da universidade, temos piso resinado na cor caramelo e um piso emborrachado “plorigroma”.

Uma das características da estrutura empregada na FAU eque ela foi pensada junto com a arquitetura, a forma com que os pilares internos foram dispostos possibilitam o que haja uma integração plena entre todos que freqüentam a universidade, ou seja, nocentro da FAU, onde temos o grande salão caramelo foi feita uma grande área sem pilares, tornando o local aberto e arejado. A área onde estão dispostos os pavimentos e uma área aberta porem onde todos ospilares estão alocados, entretanto não interfere na comunicação e no espaço do local, mantendo sempre a idéia do Artigas que é “permitir maior grau de convivência, comunicação e sem portas deentrada”.

Temos um total de seis pavimentos, todos eles ligados por rampas. Uma das questões que tornam o projeto mais intrigante e que os pavimentos parecem estar na mesma altura. Ao olhar as plantasentende-se de primeira vista que temos 3 pavimentos, entretanto temos 7 pavimentos sendo um subsolo e mais 6 pavimentos, todos eles ligados por rampas de baixa inclinação. Arquitetonicamente falando temos aimpressão de um único plano, tornando assim os ambientes mais interativos.

Se analisarmos pelos corte da FAU, podemos perceber que a parte superior é reservada aos alunos e professores, e os...
tracking img