Faturou r$ 1,4 bilhão. hoje, como diretora superintendente da organização, luiza helena planeja expandir a rede para outros estados para dar continuidade às metas de crescimento do que nasceu como um pequeno comércio em

438 palavras 2 páginas
Palavras-chave do artigo:recursos humanos, planejamento estrategico, rh estrategico
Área de RH conquista mais espaço na estratégia das organizações * RH

A Ser, empresa brasileira sediada em Campinas, no interior do Estado de São Paulo, e especializada em Human Capital Management (HCM), realizou uma pesquisa sobre gestão de capital humano com 40 executivos de 35 corporações brasileiras e multinacionais para avaliar o posicionamento da área de Recursos Humanos (RH) nas grandes companhias.
O levantamento indicou que na maioria das empresas consultadas (58,8%), o RH participa ativamente do planejamento estratégico. Até recentemente, a área tinha baixo ou nenhum envolvimento no processo decisório da organização. A mudança no posicionamento indica que o setor está ampliando seu escopo, antes mais restrito aos processos operacionais.
"A necessidade de identificar se o capital humano da corporação está alinhado e preparado para executar a estratégia corporativa favoreceu esse cenário, de tal modo que gerenciar adequadamente as pessoas passou a ser considerado uma das tarefas de mais alta prioridade entre os executivos", detalha diretor executivo da Ser, Sérgio Falsarella Júnior.
Os dados obtidos confirmam a declaração de Falsarella: 94% dos entrevistados priorizam o alinhamento da gestão de pessoas às estratégias da organização. O alinhamento tem sido considerado a palavra-chave entre as empresas consultadas.
No que tange ao desenvolvimento no ambiente de trabalho, 82% dos entrevistados apontaram como alta prioridade o desenvolvimento de gestores e 73% enfatizaram o desenvolvimento de pessoas, incluindo treinamento e coaching, baseados em processos de gestão por competências. Segundo a pesquisa "As Melhores Empresas Para Você Trabalhar", do Guia Exame/Você, esse é o item que mais interessa aos funcionários. A preocupação com a capacitação dos colaboradores teve reflexos nos orçamentos de RH que, segundo 48% dos consultados, aumentaram em 2006. Já os

Relacionados

  • Gestao organizacional magazine luiza
    6000 palavras | 24 páginas
  • gesao orrganizacional
    7199 palavras | 29 páginas