fatres que interferem no desenvolvimento dos seres humanos

484 palavras 2 páginas
Fatores que interferem no desenvolvimento do seres humanos

Condições biológicas

Os mais importantes fatores de risco biológicos para a ocorrência de alterações no desenvolvimento são observados na criança, principalmente nas que nascem prematuras, são: a asfixia pré-natal, a displasia bronco pulmonar, os distúrbios bioquímicos e hematológicos, a microcefalia, malformações congênitas, infecções congênitas etc..
Um fator biológico de risco pouco reconhecido no período neonatal é o uso de drogas pela gestante. Alguns outros fatores de risco biológicos podem ocorrer após o período neonatal, com menor frequência, são esses as infecções do sistema nervoso central, hemorragias cranianas em crianças com distúrbio de coagulação, convulsão, trauma, e graves distúrbios hidroeletrolíticos.

Condições sociais

Os efeitos do ambiente sobre o desenvolvimento infantil deriva da plasticidade do cérebro humano, especialmente nos primeiros anos de vida, que corresponde na maioria das vezes às experiências vividas, tendo evidências de grande força dos cuidados recebidos no desenvolvimento do indivíduo. Os fatores ambientais influenciam no desenvolvimento do indivíduo tendo como base as relações interpessoais e nos deveres desempenhados dentro da família e do domicílio.
Existem outros fatores que possivelmente interferem no cenário do desenvolvimento, como a estrutura social, os valores do grupo cultural e ao momento político, histórico e econômico dos indivíduos.

Condições ambientais Há muitas possibilidades de influência dos fatores ambientais no desenvolvimento do ser humano, no geral, os estudos relacionados aos fatores de risco do microambiente, focalizam principalmente a qualidade da relação mãe-filho e a consequência da carência materna para o desenvolvimento da criança Conclui-se que as primeiras experiências da criança vivenciadas na sua maior parte na relação com a mãe, ou substituta responsável por sua

Relacionados