Fatos historicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução Federalista(1893 a 1895)
O QUE MOTIVOU:
Era 1892 e Floriano Peixoto acabava de enfrentar o Manifesto dos 13 Generais. Eles pediam seu afastamento da presidência e a ocorrência de novaseleições. Floriano reagiu prontamente e utilizou a lei para punir seus opositores. O Código Militar previa prisão e afastamento para insubordinação militar, assim, Floriano Peixoto conseguiu se livrardos 13 Generais.
Porém, uma nova revolta surgiria no Rio Grande do Sul, a Revolução Federalista, que se deu no ano de 1893 e foi até 1895.
AS PRINCIPAIS LIDERANÇAS:
Sob o comando de Júlio deCastilhos. O segundo agrupava os descontentes com a política de governo forte e centralizador do "castilhismo". Apoiado pelo presidente Floriano Peixoto, Júlio de Castilhos assumiu o governo em 1893.
ONDEOCORREU?
Ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República.
CARACTÉRISTICAS DO MOVIMENTO
A Revolução Federalista ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República, e tevecomo causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos", então presidente do Estado.
O FIM
A guerra chegouao seu auge no momento em que os maragatos se aliaram aos rebeldes da Revolta da Armada, que haviam tomado recentemente Desterro.Após diversas outras batalhas, dominaram o Paraná e Curitiba, mascomeçaram a ficar desfalcados devido ao grande número de conflitos. Após verificarem os prós e contras de outros ataques, decidem recuar e centram suas forças apenas no território gaúcho. Em 1895, oPresidente recém-eleito, Prudente de Morais, assina um acordo de paz, dando fim aos combates.O governo concede novamente o poder para Júlio de Castilhos e os maragatos são penalizados.

REVOLTAARMADA(1893)
A Revolta da Armada foi um movimento de rebelião ocorrido em 1893 e liderado por algumas unidades da Marinha Brasileira contra o governo do presidente Floriano Peixoto.
O QUE MOTIVOU:...
tracking img