Fatores que marcaram o brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Fatores do fracasso do modelo Político-Econômico adotado pelo regime militar:
O fracasso do modelo político-econômico, adotado pelo regime militar, ficou evidente durante o Governo Figueiredo. O País tinha mergulhado numa das maiores crises de sua história, que se refletia nas elevadas taxas de inflação, no assombroso endividamento externo e no déficit público. 
Diversos setores da sociedade(partidos políticos, Igreja, entidades científicas e sindicatos) reivindicavam uma mudança de rumo para o País. 
A crescente onda de descontentamento social foi canalizada, pelas lideranças de oposição, para a campanha em favor das eleições diretas para Presidente da República.
Fonte: http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_1972.html

2º Objetivo das Diretas Já
Em março de 1983 foiapresentado à Câmara do Deputados um projeto de emenda à Constituição que restabelecia as eleições diretas para presidente da República. O autor era o Deputado do Mato Grosso, Dante de Oliveira, do PMDB. A proposta repercutiu fortemente entre os setores da sociedade que estavam inteirados nos assuntos políticos do país, sendo assim, aproveitando o ambiente propício, o PT, PMDB e o PDT, entre outrosgrupos de oposição à Ditadura, começaram a convocar a população a se mobilizar em apoio à emenda “Dante de Oliveira”, como ficou conhecido o projeto. O apelo da oposição foi instantaneamente aceito entre diversos grupos sociais por várias regiões do país, e tinha então, início a Diretas Já, campanha de mobilização nacional que se deu durante os meses que antecederam a votação da emenda Dante deOliveira no Congresso nacional.
No entanto, como já era uma postura característica da Ditadura do Governo militar, na semana da votação da emenda pelo Congresso, com o intuito de intimidar os parlamentares, o governo decretou medidas de emergência, nomeando o general Newton Cruz para executá-las. Então, em clima de terror, os governistas derrotaram a emenda em 25 de abril de 1984, impedindo mais umpasso em direção a um Estado Democrático. Foi derrotada, então, a campanha das Diretas Já e a escolha do novo presidente se deu à moda da ditadura, de forma indireta pelo Colégio Eleitoral.

Fonte: http://oqueeh.com.br/diretas-ja-campanha-e-objetivos

3º Principais medidas adotados pelo governo de Collor
As principais medidas adotadas foram: a extinção de 24 empresas estatais, com a demissãodos respectivos funcionários que não estivessem protegidos pelas regras da estabilidade; a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); o aumento da taxação sobre os lucros dosetor agrícola e o fim dos subsídios à exportação não garantidos no texto constitucional; areintrodução do cruzeiro como moeda nacional, em substituição ao cruzado novo, criado no governo anterior; o congelamentode preços e salários, que passariam a ser reajustados conforme índices de inflação prefixados; o fim dos títulos ao portador e dos cheques ao portador de valores acima de um teto determinado; a flutuação do câmbio segundo as tendências do mercado; a redução da presença do Estado na economia, por meio da privatização de empresas estatais; e a abertura econômica para o exterior, com aredução progressiva das alíquotas de importação
Fontes: http://pt.scribd.com/doc/16104339/Fernando-Collor-de-Melo
4º O Impeachment do governo Collor
Fernando Collor de Melo era um político jovem que gerava uma grande expectativa na população por poder ser o primeiro presidente eleito após tantos anos de ditadura, seu discurso prometia livrar o país da corrupção e “caçar os marajás”, como denominavafuncionários públicos fantasmas e os que faziam uso indevido do dinheiro público. Envolto por tamanha mística renovadora, acabou eleito e tomando posse em 1990.
Entretanto o governo de Fernando Collor de Melo foi cercado por escândalos e corrupção. Durante a campanha eleitoral, Collor argumentava que “Lula” confiscaria o dinheiro do povo, mas na prática quem fez isso foi ele. Collor lançou uma medida...
tracking img